Porto. Banco de Portugal dinamizou ações de formação financeira para jovens e adultos

Em março, o Banco de Portugal realizou, através da sua Filial, 17 iniciativas de formação financeira, que envolveram 994 participantes, entre alunos do 1.º ciclo do ensino básico, do ensino secundário, adultos em idade ativa e seniores.

Em colaboração com a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, o Banco de Portugal organizou, entre os dias 3 e 18 de março, cinco ações de formação financeira, nas quais participaram 137 adultos seniores. Estas ações abordaram temas como as contas bancárias, nomeadamente a conta de serviços mínimos bancários, os meios de pagamento, o crédito e o recurso responsável ao financiamento bancário, a prevenção da fraude e, no âmbito da campanha de educação financeira do Banco de Portugal #ficaadica, os cuidados a ter na utilização de canais digitais.

No dia 16 de março, o Banco de Portugal promoveu uma ação de formação dirigida a 40 adultos em idade ativa do Centro Municipal de Informação ao Consumidor de Matosinhos. Esta ação incidiu sobre a conta de serviços mínimos bancários e a prevenção da fraude.

A convite da Câmara Municipal de São João da Madeira, a Filial dinamizou, entre os dias 17 e 25 de março, seis ações de formação, nas quais participaram 364 alunos do 1.º ciclo do ensino básico, do ensino secundário e adultos seniores. A importância da formação financeira, de gerir o orçamento familiar e de poupar, o crédito e os serviços que o Banco de Portugal disponibiliza à comunidade foram os temas abordados nesta formação.

No dia 23 de março, o Banco de Portugal promoveu uma iniciativa de formação financeira na Escola Garcia da Orta, que envolveu 26 alunos do ensino secundário. A ação foi dedicada ao crédito e ao recurso responsável ao financiamento bancário.

No dia 25 de março, a Filial dinamizou uma ação de formação na Escola Secundária da Maia, dirigida a 25 alunos, sobre a importância da formação financeira, de gerir o orçamento familiar e de poupar.

A convite da AEP – Associação Empresarial de Penafiel, a Filial organizou ainda, no dia 29 de março, uma ação de formação para associados daquela entidade. O crédito, o recurso responsável ao financiamento bancário e a criação e gestão de empresas foram os temas abordados nesta formação, que contou com a presença de 45 adultos em idade ativa.

No dia 30 de março, o Banco de Portugal realizou duas ações no Colégio Ribadouro, integradas na campanha de educação financeira do Banco de Portugal #ficaadica. Os cuidados a ter na utilização de canais digitais foram o tema em destaque nestas ações, que reuniram 301 alunos do ensino secundário.

Formação financeira Canais digitais