Porto. Banco de Portugal dinamizou ações de formação financeira para jovens e seniores

Em maio, o Banco de Portugal realizou, através da sua Filial, 26 iniciativas de formação financeira, que envolveram 724 participantes, incluindo alunos do 3.º ciclo do ensino básico, do ensino secundário e do ensino superior, adultos e seniores.

Entre os dias 2 e 16 de maio, o Banco de Portugal dinamizou três ações de formação sobre a importância de gerir o orçamento familiar e, com base nos conteúdos da campanha de educação financeira #ficaadica, sobre os cuidados a ter quando se acede a produtos e serviços bancários através de canais digitais. Estas ações foram dirigidas a 190 alunos do ensino secundário do Agrupamento de Escolas Dr. Flávio Gonçalves, na Póvoa de Varzim.

Em colaboração com a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, o Banco de Portugal organizou, ao longo do mês de maio, seis iniciativas de formação financeira, nas quais participaram 117 adultos seniores. Estas ações abordaram temas como as contas bancárias, em particular a conta de serviços mínimos bancários, e a prevenção da fraude.

No dia 4 de maio, a Filial dinamizou uma ação de formação financeira no Agrupamento de Escolas de Fajões, em Oliveira de Azeméis, dirigida a 20 alunos do 3.º ciclo do ensino básico. Esta ação foi dedicada à importância da formação financeira e aos serviços que o Banco de Portugal disponibiliza à comunidade através do Portal do Cliente Bancário, nomeadamente a apresentação de reclamações sobre instituições e intermediários de crédito, a consulta dos mapas de contas e de responsabilidades de crédito, e a consulta do comparador de comissões.

Entre os dias 10 e 17 de maio, o Banco de Portugal, organizou cinco iniciativas de formação na Universidade da Maia – ISMAI, que mobilizaram 68 jovens do ensino superior. Os participantes foram informados sobre as caraterísticas e os custos das várias modalidades de crédito e sensibilizados para a importância do recurso responsável ao financiamento bancário no âmbito da criação e da gestão de empresas. No dia 18 de maio, foi organizada uma ação de formação, sobre os mesmos temas, para 8 alunos do Instituto Politécnico da Maia – IPMAIA.

Entre os dias 19 e 26 de maio, o Banco de Portugal realizou cinco ações de formação sobre as contas bancárias, os meios de pagamento e os cuidados a observar na utilização de canais digitais, com base nos conteúdos da campanha de educação financeira #ficaadica. Estas ações foram dirigidas a 92 alunos do 3.º ciclo do ensino básico do Colégio de Nossa Senhora do Rosário, no Porto.

A convite da ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, a Filial promoveu, no dia 20 de maio, uma ação de formação à distância para associados daquela entidade. A conta de serviços mínimos bancários, o crédito e o recurso responsável ao financiamento bancário e os serviços que o Banco de Portugal disponibiliza à comunidade foram os temas abordados nesta formação, na qual participaram 27 adultos com deficiência visual.

No dia 24 de maio, foi organizada, na Escola Profissional de Espinho, uma iniciativa para 25 alunos do 3.º ciclo do ensino básico, dedicada às contas bancárias, aos meios de pagamento e aos cuidados a observar na utilização de canais digitais, com base nos conteúdos da campanha de educação financeira #ficaadica.

Os serviços que o Banco de Portugal presta à comunidade foram o tema em destaque na ação de formação realizada, no dia 25 de maio, no Agrupamento de Escolas de Búzio, em Vale de Cambra, e na qual participaram 59 alunos do ensino secundário.

Em colaboração com o CIAC – Centro de Informação Autárquico ao Consumidor da Póvoa de Varzim, o Banco de Portugal organizou, no dia 27 de maio, uma iniciativa de formação financeira para 75 adultos em idade ativa. Nesta iniciativa, foram abordadas questões relacionadas com a gestão do orçamento familiar, as contas bancárias (com destaque para a conta de serviços mínimos bancários), a prevenção da fraude e os cuidados a ter no acesso a produtos e serviços bancários através de canais digitais.

No dia 30 de maio, a Filial realizou ainda uma iniciativa de formação financeira para 43 alunos do ensino secundário do Externato Ribadouro – Polo do Bonjardim, no Porto. Esta iniciativa incidiu sobre as contas bancárias, os meios de pagamento e os cuidados a observar na utilização de canais digitais, com base nos conteúdos da campanha de educação financeira digital #ficaadica.

Formação financeira Canais digitais