perguntas frequentes
glossário
O que é uma conta de serviços mínimos bancários?
Nas decisões financeiras ler também é o melhor remédio.
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Lista de intermediários de crédito autorizados a exercer atividade
Como proteger-se da fraude online?
Pagamentos em segundos, 365 dias por ano.
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Em janeiro, o Banco de Portugal realizou, através da sua Filial, dez ações de formação financeira à distância, que reuniram um total de 267 participantes, incluindo alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, alunos do ensino secundário, adultos em idade ativa e seniores.
A prevenção da fraude e os cuidados a ter na utilização dos canais digitais foram os temas em destaque em duas ações de formação dirigidas a 29 alunos do 3.º ciclo do ensino básico do Agrupamento de Escolas Eugénio de Andrade, no Porto. No mesmo agrupamento, 22 alunos do 2.º ciclo do ensino básico participaram uma ação de formação sobre a gestão do orçamento familiar, na qual se discutiu a importância de planear as despesas e as receitas e de poupar.
No dia 5 de janeiro, o Banco de Portugal realizou uma ação de formação, em colaboração com o Instituto do Emprego e Formação Profissional, na qual participaram 20 adultos em idade ativa. A ação incidiu sobre os direitos e deveres dos clientes bancários, bem como sobre os serviços que o Banco de Portugal disponibiliza ao público, nomeadamente através do Portal do Cliente Bancário, como a consulta da base de dados de contas e do mapa de responsabilidades de crédito ou a apresentação de reclamações.
O Banco de Portugal realizou também duas ações de formação, em colaboração com a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, dirigidas a um total de 24 adultos seniores do município de Valongo. Na primeira ação, foram abordados os serviços mínimos bancários e a prevenção da fraude. A segunda ação foi dedicada às contas bancárias e aos meios de pagamento. Houve ainda oportunidade para apresentar os serviços que o Banco de Portugal presta ao público.
Nos dias 8 e 21 de janeiro, o Banco de Portugal dinamizou duas ações de formação financeira, em parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional do Porto, dirigidas a 33 alunos do ensino profissional. E, no dia 15 de janeiro, promoveu uma ação de formação no Colégio Efanor, do Porto, que contou com a participação de 130 alunos do ensino secundário. Nestas três sessões, o Banco de Portugal informou os alunos sobre os cuidados a observar na realização de pagamentos e de outras operações bancárias através da internet e de dispositivos móveis, como smarthphones e tablets, e sobre a prevenção da fraude no contexto digital.
A convite da ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, no dia 28 de janeiro, o Banco de Portugal dinamizou ainda uma ação de formação à distância para associados desta entidade. A gestão do orçamento familiar e a poupança foram os temas abordados nesta formação, na qual participaram 12 adultos com deficiência visual. Foi também apresentada a conta de serviços mínimos bancários, uma conta que permite o acesso a um conjunto de serviços bancários essenciais a um custo reduzido.