Porto. Banco de Portugal organizou ações de formação financeira para jovens e população adulta

Durante o mês de março, o Banco de Portugal, através da sua Filial, realizou 31 ações de formação financeira à distância, que contaram com um total de 950 participantes, entre alunos do ensino secundário, adultos em idade ativa e seniores. Algumas destas ações foram dinamizadas no âmbito da Global Money Week 2021.

Entre os dias 3 e 26 de março, em colaboração com a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, o Banco de Portugal promoveu 24 ações de formação financeira, nas quais participaram 494 adultos seniores dos municípios de Matosinhos, Porto, Santo Tirso, Valongo e Vila Nova de Gaia. Estas ações focaram temas como a importância da formação financeira; as contas bancárias, nomeadamente a conta de serviços mínimos bancários; os meios de pagamento; a prevenção da fraude; o recurso responsável ao crédito; e ainda os canais digitais, com base nos conteúdos da campanha #ficaadica. O Banco de Portugal apresentou os serviços que disponibiliza ao público através do Portal do Cliente Bancário, nomeadamente a possibilidade de submeter uma reclamação online, de consultar a base de dados de contas e o mapa de responsabilidades de crédito, e de utilizar o comparador de comissões.

Em parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional, o Banco de Portugal dinamizou, no dia 12 de março, uma ação de formação financeira dirigida a 26 adultos. Os temas apresentados foram a prevenção da fraude online e os cuidados a observar na realização de pagamentos e outras operações bancárias através de canais digitais, no âmbito da campanha de educação financeira digital #ficaadica.

Entre os dias 23 e 25 de março, o Banco de Portugal realizou seis ações de formação financeira destinadas a 540 alunos do ensino secundário do Externato Ribadouro. Estas iniciativas incidiram sobre os canais digitais e os conteúdos da campanha #ficaadica.

Formação financeira Canais digitais