Porto. Filial dinamizou 33 ações de formação financeira para jovens e adultos

Em outubro, o Banco de Portugal realizou, através da Filial, 33 ações de formação financeira, que reuniram um total de 1318 participantes, entre alunos do 1.º e 3.º ciclos do ensino básico, do ensino secundário, do ensino profissional e adultos.

Em colaboração com a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, o Banco de Portugal promoveu, entre os dias 3 e 21 de outubro, seis iniciativas de formação financeira, nas quais participaram 52 adultos seniores e 12 adultos em idade ativa. Nestas ações, foram abordados temas como a importância da formação financeira, as contas bancárias, em particular a conta de serviços mínimos bancários, os meios de pagamento, o crédito e o recurso responsável ao financiamento bancário, os canais digitais (com base nos conteúdos da campanha de educação financeira digital #ficaadica), e os serviços que o Banco de Portugal disponibiliza ao público através do Portal do Cliente Bancário.

A convite do Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga, a Filial dinamizou, nos dias 12 e 21 de outubro, quatro ações de formação para 83 adultos daquela entidade. A importância da formação financeira, a prevenção da fraude, as contas bancárias e a conta de serviços mínimos bancários, os meios de pagamento, os cuidados a observar na utilização de canais digitais, e os serviços que o Banco de Portugal disponibiliza ao público através do Portal do Cliente Bancário foram os assuntos abordados nestas iniciativas.

No dia 14 de outubro, o Banco de Portugal promoveu, em colaboração com o Instituto de Emprego e Formação Profissional, uma ação de formação dirigida a 10 alunos do ensino profissional do Centro de Formação Profissional de Viana do Castelo. Esta ação incidiu sobre os serviços que o Banco de Portugal disponibiliza à comunidade através do Portal do Cliente Bancário. Recorde-se que, no portal, entre outras funcionalidades, os clientes bancários podem apresentar reclamações contra instituições e intermediários de crédito, obter os seus mapas de contas e de responsabilidades de crédito e consultar o comparador de comissões.

No dia 18 de outubro, a Filial, organizou, na Escola Profissional de Gondomar, uma ação de formação para 23 alunos sobre a importância da formação financeira e os serviços que o Banco de Portugal presta à comunidade. No mesmo dia, o Banco de Portugal organizou também uma iniciativa na Escola Profissional Infante D. Henrique sobre as contas bancárias, os meios de pagamento e os cuidados a observar na realização de pagamentos e outras operações bancárias através de canais digitais, com base nos conteúdos da campanha #ficaadica. Esta iniciativa contou com a participação de 26 alunos do ensino profissional.

No dia 21 de outubro, o Banco de Portugal, a convite da empresa Armazém de Bebidas Morais, Lda., dinamizou uma ação de formação para 23 adultos, na qual destacou a importância da formação financeira e apresentou os serviços que o Banco de Portugal presta através do Portal do Cliente Bancário.

Para assinalar a Semana da Formação Financeira 2022, a Filial do Banco de Portugal dinamizou, entre os dias 24 e 31 de outubro, 19 ações de formação financeira. Estas iniciativas abordaram temas como a importância da formação financeira, a gestão do orçamento familiar, a poupança, as contas bancárias, nomeadamente a conta de serviços mínimos bancários, os meios de pagamento, o crédito e o recurso responsável ao financiamento bancário, os cuidados a ter na utilização de canais digitais com vista à prevenção da fraude financeira, o sistema financeiro e os serviços do Banco de Portugal. Estas ações envolveram 998 jovens do 1.º e 3.º ciclos do ensino básico, do ensino secundário e do ensino profissional da Escola Básica de Soalhães, da Escola Básica Dr. José Domingues dos Santos, da Escola Profissional Agrícola, da Escola Secundária de Gondomar, da Escola Profissional Vértice, da Escola Secundária de Ponte de Lima, da Escola Flávio Gonçalves, do Externato Ribadouro e do Instituto de Emprego e Formação Profissional do Cerco e de Vila Nova de Gaia. Nestas ações participaram ainda 91 adultos, através da parceria com a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda e do Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga.

Formação financeira Canais digitais