Porto. Filial dinamizou ações de formação financeira para 114 jovens e adultos

Em dezembro, o Banco de Portugal realizou, através da Filial, seis ações de formação financeira, que reuniram um total de 114 participantes, entre alunos do ensino profissional, do ensino superior e adultos.

Nos dias 5 e 14 de dezembro, o Banco de Portugal promoveu duas ações de formação em colaboração com o Instituto do Emprego e Formação Profissional de Vila Nova de Gaia. A primeira iniciativa mobilizou 12 alunos do ensino profissional e incidiu sobre os serviços que o Banco de Portugal presta à comunidade através do Portal do Cliente Bancário e, com base nos conteúdos da campanha #ficaadica, sobre os cuidados a observar na realização de pagamentos e outras operações bancárias nos canais digitais. Recorde-se que, no Portal do Cliente Bancário, entre outras funcionalidades, os clientes bancários podem apresentar reclamações contra instituições e intermediários de crédito, obter os seus mapas de contas e de responsabilidades de crédito e consultar o comparador de comissões. A segunda iniciativa contou com a participação de 12 adultos e foi dedicada às contas bancárias, em particular, à conta de serviços mínimos bancários, e aos meios de pagamento.

Em colaboração com a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, o Banco de Portugal promoveu, nos dias 5 e 13 de dezembro, duas ações de formação financeira, nas quais participaram 32 adultos do município do Porto. Nestas ações, foram abordados temas como a conta de serviços mínimos bancários e a prevenção da fraude.

A pedido da MIA — Minho Investment Association da Universidade do Minho, a Filial dinamizou, no dia 6 de dezembro, uma iniciativa de formação sobre o sistema financeiro, que contou com a participação de 28 alunos do ensino superior.

A convite do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, a Filial organizou, no dia 14 de dezembro, uma ação de formação para 30 alunos do ensino profissional. As contas bancárias, os meios de pagamento, o sistema financeiro e os serviços que o Banco de Portugal presta à comunidade foram os temas abordados nesta iniciativa. 

Formação financeira Canais digitais