perguntas frequentes
glossário
O que é uma conta de serviços mínimos bancários?
Nas decisões financeiras ler também é o melhor remédio.
Conheça o regime para crédito à habitação de jovens até aos 35 anos
Lista de intermediários de crédito autorizados a exercer atividade
Como proteger-se da fraude online?
Pagamentos em segundos, 365 dias por ano.
Conheça os seus direitos quando faz pagamentos na Europa.
Sabe o que é o produto interno bruto? E a inflação?
Saiba mais sobre o concurso de finanças pessoais para estudantes universitários.
Em novembro, o Banco de Portugal realizou, através da Filial, 18 ações de formação financeira, que reuniram um total de 562 participantes, entre alunos do ensino secundário, do ensino profissional e adultos.
Nos dias 3 e 25 de novembro, o Banco de Portugal promoveu duas ações de formação em colaboração com o Instituto de Emprego e Formação Profissional de Vila Nova de Gaia. Estas iniciativas mobilizaram 19 adultos e incidiram sobre a importância da formação financeira e os serviços que o Banco de Portugal presta à comunidade através do Portal do Cliente Bancário. Recorde-se que, no portal, entre outras funcionalidades, os clientes bancários podem apresentar reclamações contra instituições e intermediários de crédito, obter os seus mapas de contas e de responsabilidades de crédito e consultar o comparador de comissões.
No dia 21 de novembro e igualmente em colaboração com o Instituto do Emprego e Formação Profissional de Vila Nova de Gaia, o Banco de Portugal organizou uma ação de formação para 34 alunos do ensino profissional, dedicada aos cuidados a observar na realização de pagamentos e outras operações bancárias através de canais digitais, com base nos conteúdos da campanha #ficaadica.
Em colaboração com a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, o Banco de Portugal promoveu, entre os dias 4 e 9 de novembro, duas iniciativas de formação financeira, nas quais participaram 48 adultos do município do Porto. Nestas ações, foram abordados temas como a importância da formação financeira, a conta de serviços mínimos bancários, o crédito, o recurso responsável ao financiamento bancário, e a prevenção da fraude.
A pedido da ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, a Filial dinamizou, nos dias 4 e 7 de novembro, duas iniciativas de formação financeira para associados daquela entidade. A importância da formação financeira, o crédito, o recurso responsável ao financiamento bancário e os serviços que o Banco de Portugal disponibiliza à comunidade foram os temas abordados nestas sessões, nas quais participaram 32 adultos com deficiência visual.
A convite do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, a Filial organizou, entre os dias 9 e 25 de novembro, seis ações de formação para 161 adultos daquela entidade. A importância da formação financeira, a prevenção da fraude, as contas bancárias e, em particular, a conta de serviços mínimos bancários, os meios de pagamento, o crédito e o recurso responsável ao financiamento bancário, e os canais digitais (com base nos conteúdos da campanha de educação financeira digital #ficaadica) foram as temáticas abordadas nestas iniciativas.
No dia 11 de novembro, foram organizadas, no Agrupamento de Escolas de Búzio, em Vale de Cambra, duas iniciativas para 75 alunos do ensino secundário, dedicadas aos cuidados a ter na utilização de canais digitais, com vista à prevenção da fraude financeira. No mesmo dia, a Escola Profissional Agrícola Conde de São Bento recebeu uma ação sobre canais digitais, na qual participaram 25 alunos do ensino profissional.
No dia 15 de novembro, o Banco de Portugal promoveu uma ação de formação sobre o recurso responsável ao crédito na Escola Profissional Vértice, na qual participaram 130 alunos do ensino secundário.
No dia 16 de novembro, a Filial realizou uma iniciativa de formação financeira para 38 alunos do ensino secundário da Escola Secundária de Felgueiras, dedicada à gestão do orçamento familiar e à poupança.