Porto. Filial dinamizou ações de formação financeira para jovens do ensino profissional e adultos

Em outubro, o Banco de Portugal realizou, através da Filial, 11 ações de formação financeira à distância, que reuniram um total de 271 participantes, entre alunos do ensino profissional e adultos.

Em colaboração com a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, o Banco de Portugal promoveu, entre os dias 6 e 26 de outubro, oito iniciativas de formação financeira, nas quais participaram 169 adultos seniores do município do Porto. Nestas ações, foram abordados temas como a importância da formação financeira, a prevenção de fraude, a conta de serviços mínimos bancários, o crédito e o recurso responsável ao financiamento bancário, os canais digitais (com base nos conteúdos da campanha de educação financeira digital #ficaadica), e os serviços que o Banco de Portugal disponibiliza ao público através do Portal do Cliente Bancário.

No dia 14 de outubro, o Banco de Portugal, em colaboração com o Instituto de Emprego e Formação Profissional, dinamizou uma ação de formação para 15 jovens do ensino profissional, sobre a prevenção de fraude, em particular da fraude online, com base nos conteúdos da campanha de educação financeira  #ficaadica.

No dia 27 de outubro, a Filial, organizou na Escola Profissional de Arqueologia de Marco de Canaveses, uma ação de formação para 22 alunos, com o apoio da Câmara Municipal desta cidade, uma iniciativa de formação financeira para 22 alunos, na Escola Profissional de Arqueologia do Marco de Canaveses. Nesta ação, foram abordados temas como a conta de serviços mínimos bancários e a prevenção da fraude online, neste último caso com base nos conteúdos da campanha de educação financeira digital #ficaadica. Ainda em colaboração com a Câmara Municipal de Marco de Canaveses, a Filial do Porto participou num programa de rádio local, a Rádio Marcoense, que promoveu a rubrica “Formação Financeira ao minuto”, do Plano Nacional de Formação Financeira, no âmbito das comemorações da Semana da Formação Financeira 2021.

A convite da ACAPO — Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, a Filial dinamizou, no dia 29 de outubro, uma ação de formação à distância para associados daquela entidade. A prevenção de fraude, o crédito e o recurso responsável ao financiamento bancário foram os assuntos abordados nesta iniciativa, na qual participaram 25 adultos com deficiência visual.

Formação financeira