perguntas frequentes
glossário
O que é uma conta de serviços mínimos bancários?
Nas decisões financeiras ler também é o melhor remédio.
Conheça o regime para crédito à habitação de jovens até aos 35 anos
Lista de intermediários de crédito autorizados a exercer atividade
Como proteger-se da fraude online?
Pagamentos em segundos, 365 dias por ano.
Conheça os seus direitos quando faz pagamentos na Europa.
Sabe o que é o produto interno bruto? E a inflação?
Saiba mais sobre o concurso de finanças pessoais para estudantes universitários.
O Banco de Portugal, através da sua Filial, no Porto, dinamizou, durante o mês de outubro, sete ações de formação financeira que envolveram, no seu conjunto, 240 participantes, entre alunos, adultos seniores e comunidade em geral.
Nos dias 7 e 25 de outubro, o Banco de Portugal recebeu na Filial 40 alunos da Escola Profissional Infante D. Henrique, do Porto, que participaram numa sessão de formação sobre os cuidados a ter na abertura de uma conta de depósitos à ordem e na utilização de meios de pagamento. Foram também apresentados os serviços mínimos bancários e os serviços que o Banco de Portugal disponibiliza à comunidade como, por exemplo, a consulta ao mapa de responsabilidades de crédito. Os alunos foram ainda alertados para as situações de fraude mais frequentes, relacionadas com os pagamentos com cartão, as compras online e a utilização do homebanking.
No Externato Camões, em Rio Tinto, o Banco de Portugal promoveu, no dia 30, uma sessão de formação dedicada ao planeamento do orçamento familiar, dirigida a 20 alunos do ensino secundário, na qual se destacou a importância de prever e planear devidamente as receitas e as despesas da família e de reservar algum rendimento para a poupança.
No dia 29 de outubro, a convite da Câmara Municipal da Trofa, o Banco realizou uma ação de formação financeira aberta ao público em geral, sobre serviços mínimos bancários e prevenção de situações de fraude, na qual participaram 60 adultos.
Nos dias 18, 23 e 30 de outubro, em parceria com o Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC) da Póvoa de Varzim, o Banco de Portugal dinamizou três sessões informativas dirigidas à população sénior da União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, do Centro Ocupacional de A-Ver-o-Mar e do Centro Ocupacional da Lapa, nas quais participaram 120 adultos seniores. Nestas sessões foram apresentados os serviços mínimos bancários, as caraterísticas e o custo das diferentes modalidades de crédito, bem como os cuidados a observar na prevenção do incumprimento e de situações de fraude. Estas iniciativas contaram com a presença de representantes das autarquias locais e foram divulgadas no site da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.