Porto. Filial do Banco de Portugal dinamizou ações de formação financeira para alunos do ensino básico e do secundário

O Banco de Portugal, através da sua Filial, no Porto, dinamizou, durante o mês de fevereiro, 15 ações de formação financeira, as quais envolveram um total de 674 alunos, do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.

Entre os dias 17 e 19 de fevereiro, o Banco de Portugal promoveu 12 ações dedicadas ao tema dos canais digitais, no âmbito da campanha #ficaadica, no Externato Ribadouro, no Porto. Estas iniciativas foram dirigidas a um total de 512 alunos do ensino secundário e tiveram como objetivo alertar os alunos para os cuidados a observar quando acedem a produtos financeiros através de dispositivos móveis e da internet, nomeadamente para realizar compras online ou aceder ao homebanking.

Os conteúdos da campanha #ficaadica foram também apresentados numa ação que decorreu na Filial do Banco de Portugal, no dia 21 de fevereiro, na qual participaram 80 alunos do 3.º ciclo do ensino básico do Agrupamento de Escolas de Búzio, do distrito de Aveiro.

No dia 28 de fevereiro, o Banco de Portugal realizou duas ações de formação na Escola Secundária João Gonçalves Zarco, em Matosinhos, as quais reuniram 82 alunos do ensino secundário. Na primeira, foi apresentado o tema dos meios de pagamento e contas bancárias, com destaque para os serviços mínimos bancários. A segunda ação incidiu sobre o crédito, nomeadamente, sobre as caraterísticas e os custos das várias modalidades de crédito, sobre o recurso responsável ao endividamento bancário, e ainda sobre os direitos e os deveres dos clientes bancários neste contexto.

Formação financeira