Porto. Filial do Banco de Portugal dinamizou ações de formação financeira à distância para população adulta

Em fevereiro, o Banco de Portugal dinamizou, através da sua Filial, 13 ações de formação financeira à distância, nas quais participou um total de 242 adultos em idade ativa e seniores.

No Instituto do Emprego e Formação Profissional do Porto – Cerco, o Banco de Portugal promoveu, no dia 1 de fevereiro, duas ações dirigidas a 43 adultos do Curso de Empreendedorismo. A primeira ação foi dedicada ao tema do crédito e centrou-se na análise das caraterísticas e dos custos das várias modalidades de crédito e ainda dos cuidados a observar antes do recurso ao financiamento bancário. Na segunda ação, o Banco de Portugal abordou as várias etapas do processo de criação e de gestão de empresas, desde o surgimento de uma ideia inovadora até ao financiamento da atividade.

Em colaboração com a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, o Banco de Portugal realizou, entre os dias 11 e 25 de fevereiro, dez ações de formação financeira à distância, nas quais participaram 140 adultos seniores dos municípios da Maia e de Valongo.

Estas ações abordaram vários temas, como: a prevenção da fraude online e os cuidados a observar na realização de pagamentos e outras operações bancárias através de canais digitais; as contas bancárias e os meios de pagamento, com destaque para a conta de serviços mínimos bancários; e ainda o recurso responsável ao crédito. Foram também apresentados os serviços que o Banco de Portugal presta ao público em geral, através do Portal do Cliente Bancário, nomeadamente a possibilidade de submeter uma reclamação online, de consultar o mapa da base de dados de contas e o mapa de responsabilidades de crédito, e de utilizar o comparador de comissões.

O Banco de Portugal promoveu ainda uma ação de formação à distância, em colaboração com o Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas da Trofa e com o Centro Municipal de Apoio ao Consumidor deste concelho, dirigida a 59 adultos em idade ativa. Esta ação foi dedicada à prevenção da fraude online e, nela, foram destacados os cuidados a observar na realização de pagamentos e de outras operações bancárias através de canais digitais.

Formação financeira Canais digitais