perguntas frequentes
glossário
O que é uma conta de serviços mínimos bancários?
Nas decisões financeiras ler também é o melhor remédio.
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Pagamentos em segundos, 365 dias por ano.
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O Banco de Portugal, através da sua Filial, no Porto, organizou, durante o mês de novembro, quatro ações de formação financeira que envolveram um total de 142 participantes, entre alunos do ensino secundário e do ensino profissional e adultos seniores.
Na Escola Secundária da Maia, o Banco dinamizou, no dia 5 de novembro, uma ação de formação sobre a criação e gestão de empresas, dirigida a 50 alunos do ensino secundário. Nesta ação, foi explicado o processo de criação de uma empresa, desde o surgimento de uma ideia inovadora, passando pela elaboração de um plano de negócios e da constituição da empresa propriamente dita, até ao financiamento da atividade.
No dia 12 de novembro, a Filial do Banco de Portugal recebeu nas suas instalações oito alunos da Escola Superior de Negócios Atlântico, do Porto, que participaram numa ação de formação sobre os direitos e os deveres do cliente bancário, as principais caraterísticas do sistema financeiro e a história do euro.
No Agrupamento de Escolas de Águas Santas, no concelho da Maia, um grupo de 61 alunos do ensino profissional participou numa ação de educação financeira digital, no âmbito da campanha #ficaadica. Nesta iniciativa, os alunos foram alertados para os cuidados a observar na utilização de dispositivos móveis e da internet para aceder a produtos financeiros. Foram também alertados para as situações de fraude mais frequentes, relacionadas com os pagamentos com cartão, as compras online e a utilização do homebanking.
No dia 13 de novembro, foi igualmente realizada uma ação de formação sobre a campanha de educação financeira digital #ficaadia, na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, no Porto. Nesta sessão, dirigida a 23 adultos seniores, o Banco de Portugal apresentou, também, os serviços ao público que presta através do Portal do Cliente Bancário como, por exemplo, a consulta do comparador de comissões, do mapa de responsabilidades de crédito e da base de dados de contas e, ainda, a apresentação de reclamações online.