Viseu. Alunos do ensino básico, ensino secundário, ensino profissional e ensino especial receberam ações de formação financeira

O Banco de Portugal, através da Agência de Viseu, organizou, durante o mês de fevereiro, 19 ações de formação financeira dirigidas a um total de 554 alunos, do 3.º ciclo do ensino básico, do ensino secundário, do ensino profissional e do ensino especial.

A educação financeira digital esteve em destaque nas ações realizadas, nos dias 11 e 13 de fevereiro, no Agrupamento de Escolas de Mangualde, no Agrupamento de Escolas Gomes Teixeira (Armamar) e na Escola Secundária Professor Doutor Flávio F. Pinto Resende (Cinfães). Estas ações de formação tiveram por base os conteúdos da campanha #ficaadica, a qual visa alertar os jovens para os cuidados a observar no acesso a produtos e serviços bancários através de canais digitais, nomeadamente a adoção de procedimentos de segurança na utilização de dispositivos móveis e da internet, nomeadamente nas compras online e no acesso ao homebanking. Um total de 103 alunos do ensino secundário e de 82 do ensino profissional participou nestas ações.

Entre os dias 17 e 21 de fevereiro, o Banco de Portugal promoveu 12 ações de formação financeira no Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão, que envolveram 191 estudantes do ensino básico e 63 do ensino secundário. As ações dirigidas aos alunos do 3.º ciclo do ensino básico foram dedicadas ao tema da gestão do orçamento familiar. Nestas ações discutiu-se a importância de planear as despesas e as receitas mensais da família e de poupar. Aos alunos do ensino secundário, o Banco de Portugal apresentou o tema da criação e gestão de uma empresa, desde o surgimento de uma ideia inovadora, passando pela elaboração de um plano de negócios e da constituição da empresa propriamente dita, até ao financiamento da atividade.

O processo de criação e gestão de uma empresa foi também o tema apresentado numa ação de formação que decorreu no Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro, no dia 19 de fevereiro. Nesta iniciativa participaram 80 estudantes do ensino profissional.

No dia 26 de fevereiro, o Banco de Portugal recebeu, na agência de Viseu, um grupo de alunos da Escola Secundária Emídio Navarro, que participou numa ação de formação sobre meios de pagamento e contas bancárias. Os 22 alunos do ensino profissional foram também alertados para os cuidados a observar quando utilizam canais digitais para efetuar pagamentos, nomeadamente nas compras online ou através de apps.

O Banco de Portugal dinamizou ainda, no dia 28 de fevereiro, uma ação de formação na Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viseu, dirigida a 13 crianças com necessidades especiais. O tema em destaque foi o orçamento familiar e a importância de planear as despesas e as receitas mensais da família e de poupar.

Formação financeira