Viseu. Alunos do Instituto Politécnico de Viseu receberam ação de formação financeira à distância

No dia 12 de maio, o Banco de Portugal, através da Agência de Viseu, organizou, pela primeira vez, uma ação de formação à distância (através de uma plataforma web) sobre poupança e crédito.

Esta ação foi dirigida a 40 alunos do 1.º ano do Curso de Contabilidade, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viseu, entidade com a qual o Banco de Portugal já dinamiza, há vários anos, ações de formação presenciais sobre gestão das finanças pessoais.

Num contexto em que muitas famílias foram negativamente afetadas pela situação de pandemia, o primeiro tema em destaque na ação de formação foi a importância de poupar para responder a imprevistos, que conduzam a aumentos de despesas ou quebras inesperadas nos rendimentos. Foram também apresentados os riscos dos principais produtos de aplicação da poupança e analisados, com maior detalhe, as características e os riscos dos depósitos a prazo.

O recurso ao crédito foi outro tema em destaque. Neste âmbito, foram apresentadas as caraterísticas e os custos das várias modalidades de crédito, bem como os cuidados a observar antes de recorrer ao financiamento bancário.

Formação financeira