Submitted by bdp01 on Sex, 2017-11-17 12:51
Resposta

Quando realiza operações bancárias, presencialmente ou através de canais digitais, pode estar sujeito a diferentes tipos de fraude financeira:

  • Esquemas fraudulentos, como:
    • Propostas de aplicação de dinheiro com remunerações muito acima da média do mercado, através de contactos ao domicílio, telefónicos, por correio eletrónico (e-mail) ou por outros meios;
    • Ofertas de crédito realizadas por particulares ou outras entidades não autorizadas a exercer a atividade;
    • Esquemas em pirâmide, em que normalmente é proposta uma aplicação inicial de dinheiro, cuja remuneração depende das aplicações que conseguir angariar no futuro junto de outras pessoas;
    • “Cartas da Nigéria”, com propostas para transferir fundos monetários de ou para o estrangeiro, nas quais é solicitado um montante inicial com promessa de um elevado ganho resultante da transferência;
  • Utilização não autorizada de instrumentos de pagamentos, como:
    • Clonagem de cartão – apropriação indevida, em terminal de pagamento automático, de dados relativos a um cartão de pagamento;
    • Preenchimento fraudulento de um cheque – por exemplo, alteração do valor a pagar pelo cheque;
    • Utilização de notas e moedas contrafeitas;
  • Fraude online, como:
    • Phishing – ocorre quando uma entidade desconhecida (hacker) se faz passar por uma instituição ou empresa e, designadamente, através de mensagens de correio eletrónico, de chamadas telefónicas (vishing) ou de mensagens de telemóvel (SMS) (smishing), tenta persuadir um cliente bancário a divulgar informações pessoais, tais como coordenadas do cartão matriz, palavras-passe e números de contas bancárias.
    • Pharming – ocorre quando um vírus informático instalado no computador, tablet ou smartphone redireciona a hiperligação (link) inscrita pelo cliente para uma página falsa na internet (“página espelho”), nalguns casos idêntica à página oficial da instituição de crédito, permitindo deste modo obter toda a informação confidencial redigida pelo utilizador.
    • Spyware – consiste num programa malicioso que se instala no computador, tablet ou smartphone do cliente sem que este se aperceba. Uma vez instalado, o programa deteta se o cliente está a aceder a uma página de internet protegida, como as páginas de homebanking, e regista os dados inseridos pelo utilizador.
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