perguntas frequentes
glossário
O que é uma conta de serviços mínimos bancários?
Nas decisões financeiras ler também é o melhor remédio.
Conheça o regime para crédito à habitação de jovens até aos 35 anos
Lista de intermediários de crédito autorizados a exercer atividade
Como proteger-se da fraude online?
Pagamentos em segundos, 365 dias por ano.
Conheça os seus direitos quando faz pagamentos na Europa.
Sabe o que é o produto interno bruto? E a inflação?
Saiba mais sobre o concurso de finanças pessoais para estudantes universitários.
O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF) realizou, a 13 de março, a Assembleia Geral Anual com as entidades participantes na Comissão de Acompanhamento do Plano Nacional de Formação Financeira. Na reunião, que decorreu no Banco de Portugal, foram apresentadas as principais linhas de ação que os parceiros do Plano preveem realizar ao longo do ano de 2019 e divulgado o Relatório das Atividades de 2018.
Em 2019, os supervisores financeiros, em colaboração com o Ministério da Educação (através da Direção-Geral da Educação), vão preparar o Caderno de Educação Financeira 4, dirigido a alunos e professores do ensino secundário, que completará a oferta de materiais pedagógicos para todos os ciclos de ensino. Este projeto continua a contar com o apoio de quatro associações do setor financeiro: a Associação Portuguesa de Bancos (APB); a Associação Portuguesa de Seguradores (APS); a Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios (APFIPP) e a Associação de Instituições de Crédito Especializado (ASFAC).
A 8.ª edição do Concurso Todos Contam será lançada no primeiro semestre de 2019 e contará, pela primeira vez, com a atribuição do “Prémio Professor Todos Contam”, que reconhecerá o trabalho do professor ou educador que mais se tenha destacado na implementação de projetos de educação financeira.
A formação financeira de âmbito regional continuará a ser uma prioridade do Plano, no quadro do protocolo firmado entre os supervisores financeiros e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N). Em 2019, será celebrado um novo acordo de cooperação, com a Comunidade Intermunicipal de Terras de Trás-os-Montes, que acrescerá às parcerias já estabelecidas com as comunidades intermunicipais do Tâmega e Sousa e do Alto Tâmega.
Os supervisores financeiros darão ainda início aos trabalhos do 3.º Inquérito à Literacia Financeira da População Portuguesa, que deverá ser realizado no início de 2020, permitindo assim a participação de Portugal no exercício de comparação internacional dos níveis de literacia financeira dinamizado pela OCDE/INFE – International Network on Financial Education.
Estas e outras iniciativas serão detalhadas no Programa de Atividades do Plano para 2019, que o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros oportunamente divulgará.
Na reunião com a Comissão de Acompanhamento, o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros destacou a importância dos parceiros para aumentarem a capilaridade das iniciativas do Plano Nacional de Formação Financeira e para atuarem enquanto agentes multiplicadores da formação financeira junto dos diversos públicos-alvo. Referiu ainda o papel fundamental que a comunicação social poderá desempenhar na disseminação de conteúdos de formação financeira junto da população.
O encontro foi presidido pelo Governador do Banco de Portugal e Presidente do CNSF, Carlos da Silva Costa, e contou com a presença dos restantes membros do CNSF, a Vice-Governadora do Banco de Portugal, Elisa Ferreira, o Presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, José Figueiredo Almaça, e a Presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, Gabriela Figueiredo Dias. Contou ainda com a presença da Vice-Presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, Filomena Oliveira.
Na reunião, estiveram presentes os representantes das 26 entidades participantes na Comissão de Acompanhamento do Plano e os membros do júri do Concurso Todos Contam.
O ano de 2018 ficou marcado por novas parcerias estratégicas do Plano, que permitiram alargar a sua atuação a novos públicos.
O CNSF e o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) assinaram um Acordo de Cooperação para a promoção da formação financeira na formação profissional, no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira. Em 2018 foram dinamizados os primeiros dois cursos de formação de formadores do IEFP, em Lisboa e no Porto, em que participaram um total de 40 formadores.
Também em 2018, o CNSF e a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) celebraram um protocolo de cooperação para a promoção da formação financeira nas vertentes de atitudes e comportamentos, no âmbito do Plano. Na Semana da Formação Financeira 2018, foi dinamizada uma ação de sensibilização para psicólogos escolares e da educação.
Foi aprofundada a cooperação com a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), com a assinatura de uma Adenda ao Protocolo de Cooperação celebrado em 2015 com esta entidade. Pela primeira vez, em 2018, um representante do CNSF participou no júri do Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio.
No âmbito da educação financeira nas escolas, foi lançado o novo Caderno de Educação Financeira 3, dirigido a alunos do 3.º ciclo do ensino básico. Prosseguiu o programa de formação de professores, com a conclusão de uma oficina de formação em Lisboa (Olivais) e a realização de um curso de formação em Pombal. O desenvolvimento de projetos de educação financeira nas escolas foi incentivado através do Concurso Todos Contam, que teve, em 2018, a sua 7.ª edição.
A promoção da formação financeira nas autarquias locais foi reforçada, através da assinatura do Acordo de Cooperação com a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Tâmega. No decorrer do ano, a CIM do Alto Tâmega e Tâmega e Sousa dinamizaram também um conjunto de iniciativas de formação e sensibilização financeira nas respetivas regiões.
A Semana da Formação Financeira 2018 decorreu entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro, sob o lema “Na Formação Financeira Todos Contam!”. Esta iniciativa conta com a participação dos diversos parceiros do Plano, garantindo uma cobertura mais ampla dos diferentes públicos.
ACM - Alto Comissariado para as Migrações
ALF - Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting
ANQEP - Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional
APAF - Associação Portuguesa de Analistas Financeiros
APB - Associação Portuguesa de Bancos
APFIPP - Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios
APS - Associação Portuguesa de Seguradores
ASFAC - Associação de Instituições de Crédito Especializado
CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social
CCDR-N - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte
CCP - Confederação do Comércio e Serviços de Portugal
CIP - Confederação Empresarial de Portugal
CNE - Conselho Nacional de Educação
CTP - Confederação do Turismo Português
DGC - Direção-Geral do Consumidor
DGE - Direção-Geral da Educação
FACM - Fundação António Cupertino de Miranda
IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação
IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional
ISS - Instituto da Segurança Social, I.P.
JA Portugal - Junior Achievement Portugal
OPP - Ordem dos Psicólogos Portugueses
RBE - Rede de Bibliotecas Escolares
SJPF - Sindicato dos Jogadores
TP - Turismo de Portugal
UP - Universidade do Porto
Portal Todos Contam
Publicações > Relatório de Atividades de 2018 do Plano