perguntas frequentes
glossário
O que é uma conta de serviços mínimos bancários?
Nas decisões financeiras ler também é o melhor remédio.
Conheça as moratórias de crédito que vigoraram em 2020 e 2021
Lista de intermediários de crédito autorizados a exercer atividade
Como proteger-se da fraude online?
Pagamentos em segundos, 365 dias por ano.
Conheça os seus direitos quando faz pagamentos na Europa.
Sabe o que é o produto interno bruto? E a inflação?
Saiba mais sobre o concurso de finanças pessoais para estudantes universitários.
A Autoridade Bancária Europeia (EBA) colocou em consulta pública, até 30 de setembro de 2019, uma proposta de orientações sobre a concessão e monitorização de empréstimos.
Com estas orientações, a EBA visa contribuir para o reforço da solvabilidade e da solidez financeira das instituições e, simultaneamente, aumentar a proteção conferida aos clientes bancários, promovendo a concessão responsável de crédito e o acompanhamento adequado dos clientes bancários em risco de incumprimento. Pretende-se desta forma mitigar o risco dos novos empréstimos que são concedidos e promover a prevenção e regularização das situações de incumprimento de contratos de crédito pelos clientes bancários.
Entre outros aspetos, a proposta:
Especifica os mecanismos internos de governação que as instituições devem implementar nos seus processos de concessão e monitorização de contratos de crédito durante todo o seu ciclo de vida;
Estabelece requisitos para a avaliação da solvabilidade dos mutuários;
Identifica fatores que as instituições devem refletir no custo que exigem aos clientes para a concessão dos empréstimos, designadamente o risco de crédito dos clientes;
Define abordagens para a avaliação das garantias na concessão, na monitorização e na reavaliação de crédito;
Especifica os requisitos para a monitorização contínua da qualidade do empréstimo e da situação financeira do mutuário, com o objetivo de assegurar que alterações no respetivo risco de crédito podem ser identificadas e quantificadas.
As orientações propostas estabelecem ainda a necessidade de considerar, no âmbito do procedimento de concessão de crédito, fatores ambientais, sociais e de governação, o combate ao branqueamento de capitais e ao financiamento do terrorismo, bem como a inovação tecnológica.
A EBA desenvolveu estas orientações com base na análise das experiências nacionais e tendo em consideração as lacunas identificadas nas políticas e práticas de concessão de crédito das instituições.
As orientações em consulta pública incorporam as orientações anteriormente emitidas pela EBA sobre a avaliação da solvabilidade dos clientes bancários no âmbito da celebração de contratos de crédito hipotecário abrangidos pela Diretiva 2014/17/UE, propondo-se a sua revogação.
Na elaboração desta proposta foram ainda tidas em consideração as orientações da EBA sobre gestão do incumprimento em contratos de crédito hipotecário, nas quais se prevê igualmente a necessidade de as instituições de crédito prestarem um acompanhamento adequado aos clientes bancários que enfrentam dificuldades no pagamento dos seus créditos.
Os comentários à consulta pública poderão ser enviados até ao dia 30 de setembro de 2019, através do formulário disponibilizado no site da Autoridade Bancária Europeia.
EBA consults on draft Guidelines on loan origination and monitoring
Consultation paper – Draft guidelines on loan origination and monitoring