Guarda. Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo recebeu ações de formação financeira

Nos dias 10 e 16 de maio, o Banco de Portugal, através da Agência de Viseu, organizou dez sessões de formação financeira no Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda.

Seis das sessões foram dedicadas ao tema da gestão do orçamento familiar e abrangeram alunos do ensino básico e do ensino profissional e também adultos: 35 alunos do 2.º ciclo e 32 do 3.º ciclo do ensino básico; 16 alunos do ensino profissional; e 8 encarregados de educação. Nestas sessões foi destacada a importância da elaboração de um orçamento familiar e da constituição de uma poupança com base no planeamento prévio dos rendimentos e despesas da família.

Nas outras quatro sessões, 90 alunos do ensino secundário discutiram temas como a gestão do orçamento familiar, a poupança, o crédito, a criação e gestão de empresas e a utilização de canais digitais. Nestas sessões foi apresentada a importância do planeamento das receitas e despesas da família e de reservar algum dinheiro para a poupança. Foram também apresentadas as diferentes modalidades de crédito e as responsabilidades associadas ao recurso a empréstimos.

Foi ainda explicado o processo de criação e gestão de empresas, desde a geração de uma ideia inovadora, passando pela elaboração de um plano de negócios e da constituição da empresa propriamente dita, até ao financiamento da atividade.

Nas sessões com estudantes do ensino secundário foi também abordado o tema dos canais digitais, em que, no âmbito da campanha #ficaadica, os alunos foram sensibilizados para os cuidados que devem ser observados na utilização de dispositivos móveis e da internet, principalmente nas compras online e no acesso ao homebanking.

Formação financeira