perguntas frequentes
glossário
O que é uma conta de serviços mínimos bancários?
Nas decisões financeiras ler também é o melhor remédio.
Conheça as moratórias de crédito que vigoraram em 2020 e 2021
Lista de intermediários de crédito autorizados a exercer atividade
Como proteger-se da fraude online?
Pagamentos em segundos, 365 dias por ano.
Conheça os seus direitos quando faz pagamentos na Europa.
Sabe o que é o produto interno bruto? E a inflação?
Saiba mais sobre o concurso de finanças pessoais para estudantes universitários.
A Diretora do Departamento de Supervisão Comportamental do Banco de Portugal, Maria Lúcia Leitão, foi eleita Presidente da Organização Internacional para a Proteção do Consumidor Financeiro - FinCoNet, que reúne autoridades de supervisão responsáveis pela conduta na comercialização de produtos e serviços bancários de retalho de países dos cinco continentes do globo.
A eleição, para um mandato de três anos, foi aprovada por unanimidade pelos 27 membros da FinCoNet, na última assembleia geral da organização, que decorreu a 13 e 14 de novembro, na sede do Banco de Itália, em Roma.
A candidatura da Diretora do Departamento de Supervisão à FinCoNet contou, desde a primeira hora, com o apoio da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), um dos seis membros observadores desta entidade, grupo que integra ainda o Banco Mundial, a Comissão Europeia, a Consumers International, a International Association of Insurance Supervisors e o Consultative Group to Assist the Poor.
Na assembleia-geral, foi também eleito o novo Vice-Presidente da FinCoNet, cargo que passou a ser ocupado por Chris Green da Australian Securities and Investments Commission, a autoridade de supervisão da Austrália.
“É um enorme privilégio ter sido eleita para liderar esta organização seis anos depois da sua constituição formal, em Lisboa. A FinCoNet é uma plataforma de partilha de informação, experiências e melhores práticas que permite melhorar os padrões de supervisão comportamental a nível mundial (…). Podem contar comigo para continuar a promover a agenda da FinCoNet”, afirmou Maria Lúcia Leitão, na assembleia geral da organização.
Esta não é a primeira vez que a Diretora de Supervisão Comportamental do Banco de Portugal assume funções na equipa dirigente da FinCoNet. Em 2016, Maria Lúcia Leitão foi eleita Vice-Presidente da organização, cargo que desempenhou ao longo dos últimos três anos, período em que a presidência foi ocupada pela representante do supervisor do Canadá.
A FinCoNet é uma organização internacional de autoridades de supervisão responsáveis pela conduta em mercado na comercialização de produtos bancários de retalho.
O principal objetivo desta organização é melhorar a proteção dos clientes de produtos bancários, com ênfase para os produtos de crédito e os serviços de pagamento.
O Banco de Portugal, enquanto autoridade de supervisão comportamental bancária, é membro fundador da FinCoNet e integra o Conselho Diretivo da organização (Governing Council).
Site da FinCoNet