Viseu. Alunos participaram em ações de formação financeira digital e sobre o orçamento familiar

O Banco de Portugal, através da Agência de Viseu, realizou, durante o mês de outubro, 21 ações de formação financeira dirigidas a um total de 1079 alunos, dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, do ensino secundário e do ensino profissional.

A importância do planeamento e da gestão do orçamento familiar foi o tema em destaque nas sessões dirigidas aos alunos da Escola Básica Aquilino Ribeiro e do Jardim Escola João de Deus de Viseu (344 alunos), aos alunos do Agrupamento Escolas General Serpa Pinto (218 alunos do 2.º ciclo), e aos alunos da Escola Profissional Mariana Seixas, de Castro Daire (21 alunos).

No Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro, o Banco de Portugal dinamizou duas sessões de educação financeira digital, no âmbito da campanha #ficaadica, dirigidas a dois grupos de 150 alunos do ensino secundário. Nas sessões, os alunos foram alertados para os cuidados a observar na utilização dos canais digitais para aceder de forma segura a produtos e serviços bancários.

O Banco de Portugal realizou também sessões de formação no Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul e no Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque (Guarda), nas quais participaram, respetivamente, 109 e 87 alunos. Nestas sessões, foi destacada a importância de planear e gerir o orçamento familiar e de reservar parte dos rendimentos para a poupança. Foram também apresentados os principais produtos de crédito, as suas caraterísticas e os cuidados a ter antes de recorrer ao crédito.

Formação financeira