perguntas frequentes
glossário
O que é uma conta de serviços mínimos bancários?
Nas decisões financeiras ler também é o melhor remédio.
Conheça o regime para crédito à habitação de jovens até aos 35 anos
Lista de intermediários de crédito autorizados a exercer atividade
Como proteger-se da fraude online?
Pagamentos em segundos, 365 dias por ano.
Conheça os seus direitos quando faz pagamentos na Europa.
Sabe o que é o produto interno bruto? E a inflação?
Saiba mais sobre o concurso de finanças pessoais para estudantes universitários.
As instituições de crédito difundem mensagens publicitárias sobre depósitos bancários de forma audiovisual, oral ou escrita, através de diferentes meios, como a televisão, a rádio, a internet ou e-mails enviados aos clientes.
A publicidade a depósitos bancários deve obedecer a princípios gerais aplicáveis à publicidade de produtos e serviços financeiros e a regras específicas de cada produto.
A publicidade a produtos e serviços financeiros deve ser:
A publicidade que anuncie uma taxa de juro associada a um depósito deve indicar, com destaque similar às características destacadas do produto:
Quando o prazo máximo do depósito, incluindo eventuais renovações, for superior a um ano, a publicidade deve abster-se de destacar ou referir na designação do depósito qualquer taxa de rentabilidade acumulada durante o referido prazo.
A publicidade deve abster-se de referir uma taxa de juro efetiva de um depósito que não permita a capitalização de juros durante o período total do mesmo.
A designação de um depósito não pode conter uma taxa de juro que não seja garantida e aplicável à totalidade do mesmo.
A publicidade a depósitos indexados e depósitos duais deve identificá-los expressamente como «produtos financeiros complexos» e destacar:
A publicidade a produtos financeiros complexos que inclua taxas de rendibilidade históricas ou dados sobre a sua evolução deve incluir:
Os dados históricos referidos na campanha devem estar atualizados e não podem respeitar a um período que tenha ocorrido há mais de um mês relativamente ao início da campanha.
Aviso n.º 10/2008