perguntas frequentes
glossário
O que é uma conta de serviços mínimos bancários?
Nas decisões financeiras ler também é o melhor remédio.
Conheça o regime para crédito à habitação de jovens até aos 35 anos
Lista de intermediários de crédito autorizados a exercer atividade
Como proteger-se da fraude online?
Pagamentos em segundos, 365 dias por ano.
Conheça os seus direitos quando faz pagamentos na Europa.
Sabe o que é o produto interno bruto? E a inflação?
Saiba mais sobre o concurso de finanças pessoais para estudantes universitários.
As instituições de crédito reportam mensalmente ao Banco de Portugal informação sobre os novos contratos de crédito aos consumidores (abrangidos pelo regime de crédito aos consumidores – Decreto-Lei n.º 133/2009) celebrados no mês anterior.
O Banco de Portugal divulga no dia 15 de cada mês ou no dia útil seguinte os valores mais recentes de que dispõe relativos à evolução dos novos créditos aos consumidores. Estes valores são provisórios e sujeitos a revisões.
Nas duas tabelas abaixo apresentam-se o número de novos contratos de crédito e o montante de crédito contratado, desagregados por tipos de contrato de crédito para os quais as taxas máximas do crédito aos consumidores são apuradas e divulgadas trimestralmente pelo Banco de Portugal.
São apresentados os valores mais recentes, bem como os do mês anterior e do respetivo mês homólogo. As datas referem-se ao mês em que os contratos foram celebrados.
Nov 2020
Out 2021
Nov 2021
Nov 2021 /
Out 2021 (%)
Nov 2020 (%)
391
210
P - Valores provisórios
(1) As facilidades de descoberto incluem apenas os contratos de crédito sob a forma de facilidade de descoberto com prazo de reembolso superior a um mês.
5615
(2) O montante de crédito refere-se ao limite máximo de crédito colocado à disposição do cliente (plafond) e não ao montante de crédito efetivamente utilizado.
No mercado do crédito aos consumidores ocorre, por vezes, a concessão de crédito com subvenção por sociedade não financeira.
Os contratos de crédito subvencionados são celebrados entre a instituição de crédito e o consumidor, mas parte do custo do crédito é suportada por uma entidade terceira (por exemplo, o ponto de venda onde o consumidor adquire o bem financiado). As taxas anuais de encargos efetivas globais (TAEG), que representam o custo do crédito para o consumidor, não refletem nestes casos todo o custo do crédito.
A informação sobre estes contratos não é incluída no apuramento das taxas máximas do crédito aos consumidores.
Nas tabelas abaixo apresenta-se a proporção de novos contratos de crédito aos consumidores com subvenção por sociedade não financeira no total de novos contratos, em termos do número de contratos de crédito e do montante de crédito contratado. As datas referem-se ao mês em que os contratos foram celebrados.
Decreto-Lei n.º 133/2009
Instrução n.º 14/2013
Evolução dos novos créditos aos consumidores
Crédito aos consumidores – Tipos de crédito
Crédito aos consumidores – Taxas máximas