Braga. Alunos de Barcelos, Braga, Esposende e Fafe participaram em ações de formação financeira

O Banco de Portugal, através da Agência de Braga, realizou, durante o mês de novembro, 21 ações de formação financeira dirigidas a um total de 913 alunos, dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, do ensino secundário e do ensino profissional.

A gestão do orçamento familiar e a importância da poupança foram os temas em destaque nas ações de formação dirigidas aos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico. Um total de 675 alunos, da Escola Básica António Rodrigues Sampaio e da Escola Básica de Forjães (Esposende), da Escola Básica de Palmeira (Braga), e do Colégio da Associação Cultural de Fornelos (Fafe), participou em ações sobre o planeamento do orçamento familiar. Nestas iniciativas, os alunos aprenderam a identificar as receitas e as despesas mensais da família e a importância de poupar. Estes temas foram também apresentados numa ação que decorreu na Escola Secundária de Barcelos, na qual participaram 114 alunos do ensino secundário.

No Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, em Braga, foram dinamizadas duas ações de formação financeira para 124 alunos do ensino profissional. Numa das ações foi explicado o processo de criação e gestão de empresas, desde o surgimento de uma ideia inovadora, passando pela elaboração de um plano de negócios e pela constituição da empresa propriamente dita, até ao financiamento da atividade. Na outra ação, os alunos foram alertados para os cuidados a observar no acesso a produtos financeiros através de canais digitais, nomeadamente a adoção de procedimentos de segurança na utilização da internet e de dispositivos móveis, principalmente na utilização do homebanking e nas compras online.

Formação financeira