Açores. Escolas da Ilha de São Miguel receberam ações de formação financeira

O Banco de Portugal, através da Delegação Regional de Ponta Delgada, realizou, no mês de novembro, cinco ações de formação financeira que envolveram um total de 278 alunos de vários níveis de ensino.

Na Escola Básica Integrada de Água de Pau, o Banco de Portugal dinamizou, nos dias 18 e 19 de novembro, duas ações de formação sobre a importância da gestão do orçamento familiar e da poupança, dirigidas a um total de 30 alunos do 1.º ciclo do ensino básico. Estes temas foram também apresentados a 10 alunos do ensino especial da Escola Secundária da Lagoa, aos quais foi explicada a importância de identificar as despesas e as receitas da família e de poupar.

Ainda na Escola Secundária da Lagoa, o Banco de Portugal promoveu uma outra ação, dirigida a 225 alunos do ensino secundário, na qual apresentou os temas do orçamento familiar, da poupança, do crédito e dos canais digitais. Foram analisados os principais produtos de crédito e as suas caraterísticas, bem como os cuidados a ter antes de recorrer ao financiamento bancário. No âmbito da campanha de educação financeira digital #ficaadica, os estudantes foram alertados para os procedimentos de segurança a adotar na utilização de canais digitais (computadores, tablets ou smartphones) para acesso a produtos e serviços bancários.

A gestão do orçamento familiar, a poupança, o crédito e a campanha #ficaadica foram também os temas em destaque numa ação de formação realizada na Escola Profissional da Santa Casa da Misericórdia, de Lagoa, na qual participaram 13 alunos do ensino secundário.

Formação financeira