perguntas frequentes
glossário
O que é uma conta de serviços mínimos bancários?
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Pagamentos em segundos, 365 dias por ano.
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O Banco de Portugal, através da sua Filial, no Porto, dinamizou, durante o mês de dezembro, 13 ações de formação financeira que envolveram um total de 396 participantes, incluindo alunos do 3.º ciclo do ensino básico, do ensino secundário e do ensino superior, população em geral e seniores.
A gestão do orçamento familiar e a poupança foram os temas em destaque na ação realizada na Escola Básica Dr. Flávio Gonçalves, na Póvoa de Varzim, no dia 11 de dezembro. Nesta ação, dirigida a 68 alunos do 3.º ciclo do ensino básico, foi discutida a importância de planear o orçamento familiar, através da identificação das despesas e das receitas da família, e de poupar.
No Externato Ribadouro, no Porto, o Banco de Portugal promoveu duas ações para 81 alunos do ensino secundário, nas quais explicou os cuidados a observar na abertura de uma conta de depósitos à ordem e na utilização de meios de pagamento, como os cartões bancários, os débitos diretos e as transferências.
Na Escola Superior de Negócios Atlântico, do Porto e de Gaia, foram realizadas quatro ações de formação financeira sobre os temas da criação e gestão de empresas e dos cuidados a ter na utilização dos canais digitais, nas quais participaram 134 alunos. Nestas iniciativas, o Banco de Portugal explicou o processo de criação e gestão de uma empresa, desde o surgimento de uma ideia inovadora, passando pela elaboração de um plano de negócios e da constituição da empresa propriamente dita, até ao financiamento da atividade. No âmbito da campanha de educação financeira digital #ficaadica, o Banco de Portugal alertou os alunos para os cuidados a observar na utilização dos canais digitais no acesso a produtos e serviços financeiros, principalmente nas compras online ou no acesso ao homebanking.
Os conteúdos da campanha #ficaadica foram também apresentados em duas ações na Filial do Banco de Portugal, nos dias 4 e 16 de dezembro, nas quais participaram 46 alunos do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA). Estas ações incidiram ainda sobre os temas das contas e meios de pagamento, do crédito (principais caraterísticas e custos das diversas modalidades de crédito), do sistema financeiro e da história do euro. Houve ainda oportunidade para apresentar os serviços que o Banco de Portugal disponibiliza ao público, nomeadamente a consulta do comparador de comissões, do mapa de responsabilidades de crédito e da base de dados de contas.
Nos dias 4 e 18 de dezembro, o Banco de Portugal realizou duas ações de formação para 41 técnicos da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN) que tiveram lugar nas instalações desta Comissão, no Porto. Foram vários os temas apresentados, com destaque para as contas e meios de pagamento, os serviços mínimos bancários, o crédito e a prevenção e gestão do incumprimento, os canais digitais e a prevenção de fraude. Os direitos e os deveres dos clientes bancários e os serviços prestados pelo Banco de Portugal através do Portal do Cliente Bancário foram outros tópicos abordados.
No dia 6, a Filial do Banco de Portugal recebeu nas suas instalações a Delegação do Porto da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) para uma ação de formação destinada a oito adultos seniores com deficiência visual, sobre contas e meios de pagamento e os serviços mínimos bancários.
No dia 13 de dezembro, o Banco de Portugal dinamizou uma ação de formação financeira para 18 técnicos do Hospital São Sebastião, do Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga. Nesta iniciativa, foram apresentados os cuidados a ter na prevenção de diferentes tipos de fraude financeira, nomeadamente na utilização de instrumentos de pagamento, na realização de compras tradicionais ou online, mas também para evitar o comprometimento de dados pessoais. Houve ainda oportunidade para apresentar os serviços que o Banco de Portugal disponibiliza ao público através do Portal do Cliente Bancário.