perguntas frequentes
glossário
O que é uma conta de serviços mínimos bancários?
Nas decisões financeiras ler também é o melhor remédio.
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O Banco de Portugal, através da Agência de Braga, realizou, durante o mês de janeiro, quatro ações de formação financeira dirigidas a um total de 236 alunos, dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, do ensino secundário e do ensino profissional.
A gestão do orçamento familiar foi o tema em destaque na ação dirigida aos alunos do 2.º ciclo do ensino básico, que decorreu no Agrupamento de Escolas de Caldas de Vizela. Um grupo de 83 jovens participou nesta ação, na qual se abordou a importância de elaborar um orçamento familiar, através da identificação das receitas e das despesas, e de poupar. Outra ação, dirigida a 68 alunos do 3.º ciclo do ensino básico, do mesmo agrupamento, incidiu sobre os conteúdos de educação financeira digital da campanha #ficaadica. Esta campanha alerta os jovens para os cuidados a observar na utilização de dispositivos móveis e da internet para aceder a produtos financeiros, nomeadamente na realização de compras online ou no acesso ao homebanking.
A campanha #ficaadica foi também apresentada numa ação que decorreu na Escola Secundária de Caldas das Taipas, em Guimarães, na qual participaram 70 alunos do ensino secundário. Nesta ocasião, os alunos ficaram a conhecer também os serviços mínimos bancários, que incluem um conjunto de serviços essenciais, como uma conta de depósito à ordem e o respetivo cartão de débito, aos quais os cidadãos podem aceder a custo reduzido.
O Banco de Portugal visitou ainda o Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto onde dinamizou uma ação de formação financeira sobre a gestão do orçamento familiar, dirigida a 15 alunos do ensino profissional.