Ponta Delgada. Ajudantes sociofamiliares da Segurança Social dos Açores receberam ação de formação financeira

No dia 28 de janeiro, o Banco de Portugal, através da Delegação Regional de Ponta Delgada, organizou uma ação de formação financeira intitulada “Gestão Financeira das Famílias”, dirigida a ajudantes sociofamiliares da Segurança Social dos Açores.

Nesta ação, participaram 21 adultos e foram abordados vários temas como os meios de pagamento e as contas bancárias (com destaque para a conta de serviços mínimos bancários), o crédito, o endividamento e os canais digitais. Neste último tema, foram analisadas algumas situações de fraude online e discutidos os cuidados a observar na realização de operações bancárias e de pagamentos através da internet, com base nos conteúdos da campanha #ficaadica. Houve ainda oportunidade para apresentar os serviços que o Banco de Portugal disponibiliza ao público através do Portal do Cliente Bancário como, por exemplo, a consulta da base de dados de contas e do mapa de responsabilidades de crédito ou a apresentação de uma reclamação online.

Esta iniciativa foi promovida pela Unidade de Aconselhamento Técnico a Cidadãos em Situação de Endividamento (UATE) do Instituto de Segurança Social dos Açores (IPRA), à qual coube a apresentação dos temas do planeamento e gestão do orçamento familiar e da poupança.

Formação financeira