Porto. Filial do Banco de Portugal dinamiza ações de formação financeira para jovens e população adulta

O Banco de Portugal, através da sua Filial, no Porto, dinamizou, durante o mês de janeiro, sete ações de formação financeira que envolveram, no seu conjunto, 448 participantes, incluindo jovens e adultos.

A educação financeira digital e os conteúdos da campanha #ficaadica foram os temas das ações realizadas na Escola Secundária de Penafiel, no dia 8 de janeiro, e no Colégio D. Dinis, nos dias 13 e 16 de janeiro. O objetivo destas ações de formação foi o de sensibilizar os alunos para os cuidados a observar na utilização de canais digitais no acesso a produtos e serviços bancários. Um total de 216 alunos do ensino secundário participou nestas iniciativas.

Na Escola Secundária da Maia, o Banco de Portugal promoveu, no dia 14 de janeiro, duas ações dedicadas ao planeamento do orçamento familiar, nas quais destacou a importância de prever e planear devidamente as receitas e as despesas, e de poupar. Nestas ações participaram 200 alunos do 10.º e do 11.º anos.

No dia 29 de janeiro, o Banco de Portugal recebeu na Filial um grupo de 22 adultos da Talentus – Associação Nacional de Formadores e Técnicos de Formação do Porto. Para além dos temas da gestão do orçamento familiar e da poupança, o Banco de Portugal apresentou os serviços ao público que presta através do Portal do Cliente Bancário, nomeadamente a apresentação de uma reclamação online, a consulta da base de dados de contas e do mapa de responsabilidades de crédito e o comparador de comissões.

No dia 30 de janeiro, a convite da Junta de Freguesia de Vila do Conde, o Banco de Portugal realizou uma ação de formação financeira, dirigida a dez técnicos desta entidade, sobre prevenção da fraude online e sobre os cuidados a observar na realização de pagamentos e outras operações bancárias através de canais digitais, no âmbito da campanha de educação financeira digital #ficaadica. Nesta ocasião, foi também abordado o tema dos meios de pagamento e das contas bancárias, com destaque para a conta de serviços mínimos bancários.

Formação financeira