perguntas frequentes
glossário
O que é uma conta de serviços mínimos bancários?
Nas decisões financeiras ler também é o melhor remédio.
Conheça o regime para crédito à habitação de jovens até aos 35 anos
Lista de intermediários de crédito autorizados a exercer atividade
Como proteger-se da fraude online?
Pagamentos em segundos, 365 dias por ano.
Conheça os seus direitos quando faz pagamentos na Europa.
Sabe o que é o produto interno bruto? E a inflação?
Saiba mais sobre o concurso de finanças pessoais para estudantes universitários.
O Banco de Portugal, através da Agência de Braga, realizou, durante o mês de fevereiro, 25 ações de formação financeira que envolveram um total de 1087 alunos, dos três ciclos do ensino básico, do ensino secundário e do ensino profissional.
Entre os dias 4 e 6 de fevereiro, o Banco de Portugal visitou o colégio ALFACOOP - Cooperativa de Ensino, em Braga, onde dinamizou nove ações de formação dedicadas ao planeamento do orçamento familiar e à importância da poupança, nas quais participaram 286 alunos do 1.º e do 2.º ciclos do ensino básico. O Banco de Portugal realizou também sete ações sobre educação financeira digital, no âmbito da campanha #ficaadica, para um total de 217 alunos do 3.º ciclo do ensino básico. Nestas ações, os alunos foram alertados para os cuidados a observar no acesso a produtos e serviços bancários através de computadores, tablets ou smartphones.
A importância do planeamento do orçamento familiar e os cuidados a ter na utilização dos canais digitais foram os temas apresentados em três ações de formação que decorreram nos dias 10, 11 e 12 de janeiro, na Escola Secundária Dr. António Granjo, em Chaves. Participaram nestas ações 152 alunos do 3.º ciclo do ensino básico e 72 alunos do ensino profissional. Ainda nesta escola, o Banco de Portugal realizou mais três ações de formação para um total de 206 alunos do ensino secundário. Na primeira, o Banco de Portugal apresentou as principais modalidades de crédito, as suas caraterísticas e os cuidados a ter antes de recorrer a um empréstimo bancário. A segunda ação versou sobre o sistema financeiro e o papel dos bancos. A terceira foi dedicada ao processo de criação e gestão de uma empresa, desde o surgimento de uma ideia inovadora, passando pela elaboração de um plano de negócios e da constituição da empresa propriamente dita, até ao financiamento da atividade.
No Agrupamento de Escolas de Caldas de Vizela, o Banco de Portugal promoveu também duas ações dedicadas ao orçamento familiar e aos canais digitais, no dia 19 de janeiro, dirigidas, respetivamente, a 49 e 45 alunos do 2.º e do 3.º ciclos do ensino básico.
No dia 27 de fevereiro, o Banco realizou ainda uma ação de formação sobre o planeamento e a gestão do orçamento familiar, na Escola Básica de Palmeira, para 60 alunos do 2.º ciclo do ensino básico.