perguntas frequentes
glossário
O que é uma conta de serviços mínimos bancários?
Nas decisões financeiras ler também é o melhor remédio.
Conheça o regime para crédito à habitação de jovens até aos 35 anos
Lista de intermediários de crédito autorizados a exercer atividade
Como proteger-se da fraude online?
Pagamentos em segundos, 365 dias por ano.
Conheça os seus direitos quando faz pagamentos na Europa.
Sabe o que é o produto interno bruto? E a inflação?
Saiba mais sobre o concurso de finanças pessoais para estudantes universitários.
O Plano Nacional de Formação Financeira é um projeto iniciado em 2011 pelos supervisores financeiros para melhorar os conhecimentos financeiros da população portuguesa e promover a adoção de atitudes e de comportamentos financeiros adequados.
O Banco de Portugal, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões são responsáveis pelo Plano Nacional de Formação Financeira, que conta com uma rede alargada de parceiros, incluindo ministérios, associações do setor financeiro, associações de consumidores, associações empresariais, sindicatos e universidades.
O Plano Nacional de Formação Financeira adotou a marca Todos Contam, que reflete a visão agregadora dos projetos de todos os parceiros e destaca a importância de a formação financeira chegar a toda a população.
A pandemia ampliou as condições indutoras de vulnerabilidade de famílias e empresas, tornando ainda mais premente a promoção da resiliência financeira. Assistiu-se também a uma aceleração da transformação digital, com impactos muito significativos no crescimento dos serviços financeiros digitais. Ao mesmo tempo, aumentaram as preocupações com a transição para uma economia mais sustentável.
Neste contexto e sob o lema “Reforçar parcerias, apostar no digital”, o Plano elege como dimensões estratégicas de atuação para 2021–2025:
Para concretizar as prioridades estabelecidas para 2021–2025, o Plano define um conjunto de linhas de ação a implementar neste horizonte. Estas linhas envolvem a criação de novas parcerias e o reforço de parcerias já existentes.
Principais iniciativas:
Portal Todos Contam
Plataforma de e-learning Todos Contam
Portal Todos Contam – Orientações estratégicas
Portal Todos Contam – Modelo de governação
Portal Todos Contam – Princípios Orientadores
Publicações - Plano Nacional de Formação Financeira