perguntas frequentes
glossário
O que é uma conta de serviços mínimos bancários?
Nas decisões financeiras ler também é o melhor remédio.
Conheça o regime para crédito à habitação de jovens até aos 35 anos
Lista de intermediários de crédito autorizados a exercer atividade
Como proteger-se da fraude online?
Pagamentos em segundos, 365 dias por ano.
Conheça os seus direitos quando faz pagamentos na Europa.
Sabe o que é o produto interno bruto? E a inflação?
Saiba mais sobre o concurso de finanças pessoais para estudantes universitários.
O Banco de Portugal gere este portal com o objetivo de divulgar informação e de prestar ao público um conjunto de serviços nos vários domínios da sua atividade.
O Banco de Portugal procura garantir, na medida do possível, a atualidade e rigor da informação e em minimizar os inconvenientes causados por eventuais falhas técnicas.
O Banco de Portugal reserva-se o direito de, sem aviso prévio, eliminar ou suspender a difusão deste portal, total ou parcialmente, e de modificar a sua estrutura ou o seu conteúdo, podendo ainda limitar ou impedir o acesso ao mesmo.
A informação de carácter geral que o Banco de Portugal divulga através deste portal destina-se exclusivamente a orientar e esclarecer os utilizadores. A informação divulgada não possui força vinculativa na resolução de quaisquer litígios, nem constitui parecer profissional ou jurídico ou conselho, recomendação, convite ou sugestão para aderir a alguma espécie de serviço bancário.
Nos casos em que este portal disponibilize a ligação a sítios da internet externos, o Banco de Portugal não assume, confirma ou valida o respetivo conteúdo, nem se responsabiliza pelas políticas e práticas de privacidade desses sítios ou das entidades que os gerem.
O Banco de Portugal também não assegura que os diplomas ou outros documentos disponibilizados neste portal reproduzem fielmente os textos aprovados oficialmente. Somente os diplomas ou os documentos publicados nas edições e suportes originais, nomeadamente do Diário da República, do Jornal Oficial da União Europeia e do Boletim Oficial do Banco de Portugal, gozam de fé plena e valem para todos os efeitos legais.
O Banco de Portugal rejeita qualquer responsabilidade pelos danos causados por decisões tomadas com base na informação difundida através deste portal ou resultantes de possíveis inexatidões, omissões ou erros que o mesmo contenha.
O Banco de Portugal também não responde por problemas que tenham origem na utilização de conteúdo deste portal ou de outra página com a qual esta se possa interligar externamente, que provoquem danos no software ou hardware do utilizador, nomeadamente os resultantes de downloads de ficheiros acessíveis através desse sítio da internet.
O Banco de Portugal não garante nem se responsabiliza por que a informação disponível neste portal ou nas páginas com as quais ele se pode ligar externamente reproduza com exatidão os documentos publicados nos suportes e formatos originais. O acesso ou utilização a este portal implica a aceitação pelo utilizador das condições expostas anteriormente.
A utilização da informação obtida diretamente no sítio do Banco de Portugal na internet é livre, mas está sujeita às seguintes condições:
O Banco de Portugal:
Por conseguinte, o Banco de Portugal aconselha os utilizadores a não entrarem em contacto com eventuais promotores de atividades ou transações que utilizem indevidamente o nome e o logótipo do Banco de Portugal, bem como a não enviarem dinheiro, nem fornecerem informação bancária ou relativa a cartões de crédito a quem declare que representa o Banco de Portugal ou que afirme ter uma relação bancária com o mesmo.
O Banco de Portugal não pode ser responsabilizado pela utilização indevida do seu nome, logótipo ou endereço em esquemas que visem defraudar o público.
Os utilizadores que identifiquem ou recebam documentação duvidosa que se refira ao Banco de Portugal, ou que alegadamente provenha dele, devem informar imediatamente as autoridades policiais ou aconselhar-se junto do Banco de Portugal.
Embora o utilizador possa navegar neste portal sem ter de fornecer quaisquer informações pessoais, por vezes são-lhe pedidos dados pessoais para ter acesso a determinados serviços. Em tais situações, os dados recolhidos visam apenas dar resposta às necessidades dos utilizadores deste portal e são processados automaticamente sob a responsabilidade do Banco de Portugal, de acordo com as exigências de privacidade e proteção de dados estabelecidas na Lei n.º 67/98, de 26 de outubro.
O Banco de Portugal assegura aos utilizadores o acesso aos seus dados e a respetiva atualização e retificação, mediante solicitação escrita para os contactos disponíveis neste sítio da internet.
É permitido criar links para os sítios do Banco de Portugal na internet, sem o seu consentimento expresso, desde que os links abram numa nova janela do browser, através da qual a ligação ao sítio do Banco de Portugal na internet seja indicada explicitamente, de modo a evitar a perceção errónea de que uma parte ou a totalidade do sítio do Banco de Portugal está integrada no sítio de onde a ligação é efetuada. No entanto, o Banco de Portugal: