perguntas frequentes
glossário
O que é uma conta de serviços mínimos bancários?
Nas decisões financeiras ler também é o melhor remédio.
Conheça o regime para crédito à habitação de jovens até aos 35 anos
Lista de intermediários de crédito autorizados a exercer atividade
Como proteger-se da fraude online?
Pagamentos em segundos, 365 dias por ano.
Conheça os seus direitos quando faz pagamentos na Europa.
Sabe o que é o produto interno bruto? E a inflação?
Saiba mais sobre o concurso de finanças pessoais para estudantes universitários.
A Autoridade Bancária Europeia (EBA) publicou um segundo relatório sobre a implementação, pelas instituições financeiras, das “Orientações relativas aos procedimentos de governação e monitorização de produtos bancários de retalho”, em vigor desde 2017.
O relatório agora publicado divulga as conclusões de um exercício no qual o Banco de Portugal participou e que teve por base a informação recolhida junto de 78 instituições financeiras de 12 Estados-Membros da União Europeia.
No documento, a EBA reforça que, para que as Orientações sejam efetivamente cumpridas, as instituições têm de considerar os interesses, os objetivos e as caraterísticas dos consumidores nos procedimentos de governação e monitorização de produtos bancários de retalho.
A EBA identifica ainda um conjunto de boas práticas a observar pelas instituições na implementação das Orientações e que permitirão harmonizar a sua aplicação nos Estados-Membros da União Europeia. Entre outras, a EBA apresenta boas práticas sobre a identificação de produtos novos e significativamente alterados, a delimitação do público-alvo, a realização de testes, a monitorização dos produtos e a adoção de medidas corretivas.
As “Orientações relativas aos procedimentos de governação e monitorização de produtos bancários de retalho entraram em vigor a 3 de janeiro de 2017 e estabelecem requisitos que as instituições devem observar na criação e na comercialização de produtos e serviços bancários de retalho. Estes requisitos incluem a identificação do mercado-alvo, a realização de testes antes do lançamento e a monitorização contínua de produtos e serviços, bem como a escolha de canais de distribuição apropriados. Estas Orientações foram emitidas com o objetivo de promover uma alteração na cultura organizacional das instituições, ao reforçarem que estas têm de atentar às necessidades, aos interesses e às caraterísticas dos consumidores.
No final de 2018, a EBA criou um grupo de trabalho para avaliar a implementação das Orientações nos mercados nacionais, no qual participaram seis autoridades de supervisão nacionais, incluindo o Banco de Portugal.
Este exercício, no qual participaram 30 instituições financeiras, culminou na publicação de um relatório em julho de 2019. Esse relatório constituiu o primeiro levantamento efetuado sobre as práticas de mercado em matéria de procedimentos de governação e monitorização de produtos bancários de retalho e demonstrou a existência de diferentes entendimentos sobre as Orientações. A EBA considerou desejável a realização de um novo exercício, envolvendo um conjunto mais representativo quer de autoridades nacionais competentes, quer de instituições.
Este segundo exercício, que seguiu uma metodologia idêntica à adotada em 2018, envolveu o envio de um questionário às instituições selecionadas pelas autoridades nacionais competentes. Responderam ao questionário 78 entidades, de 12 Estados-Membros, incluindo Portugal.
Comunicado EBA (apenas em inglês)
Second EBA Report on the application of the guidelines on POG arrangements (apenas em inglês)
EBA Report on the application of the guidelines on POG arrangements (apenas em inglês)
Publicações > Orientações relativas à governação e monitorização de produtos bancários de retalho
Autoridade Bancária Europeia publica relatório sobre a implementação das Orientações relativas à governação e monitorização de produtos bancários