Porto. Banco de Portugal dinamizou ações de formação financeira à distância para alunos do ensino superior, adultos em idade ativa e seniores

Em novembro o Banco de Portugal promoveu, através da sua Filial, nove ações de formação financeira à distância, que mobilizaram um total de 136 participantes, incluindo alunos do ensino superior, adultos em idade ativa e seniores.

Nos dias 4, 11 e 16 de novembro, o Banco de Portugal realizou três ações de formação em colaboração com a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, nas quais participaram 32 adultos seniores. Estas ações incidiram sobre a conta de serviços mínimos bancários, uma conta que permite aceder a um conjunto de serviços bancários essenciais a um custo reduzido. Foi também abordado o tema da prevenção da fraude, abrangendo os vários tipos de fraude financeira, bem como os cuidados a observar para prevenir estas situações. Os participantes ficaram ainda a conhecer os serviços que o Banco de Portugal disponibiliza ao público, nomeadamente através do Portal do Cliente Bancário, a partir do qual é possível, por exemplo, submeter uma reclamação online, consultar o mapa da base de dados de contas e o mapa de responsabilidades de crédito, e utilizar o comparador de comissões.

Ainda em colaboração com a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, realizaram-se outras três ações de formação, nos dias 9, 12 e 23 de novembro, dirigidas a 36 adultos seniores. Nestas ações, foram analisados as caraterísticas e os custos das várias modalidades de crédito e o recurso responsável ao endividamento bancário.

No dia 13 de novembro, o Banco de Portugal dinamizou também uma ação de formação sobre o sistema financeiro e o papel dos bancos, dirigida a 22 alunos do curso de Ciências e Técnicas Laboratoriais Forenses da Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU).

Nos dias 25 e 26 de novembro, o Banco de Portugal realizou ainda duas ações de formação, em colaboração com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), nas quais participou um total de 46 adultos. Na primeira ação foi abordado o tema dos meios de pagamento e das contas bancárias, com destaque para a conta de serviços mínimos bancários. A segunda ação foi dedicada ao processo de criação e gestão de uma empresa, desde o surgimento de uma ideia inovadora até ao financiamento da atividade.

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