perguntas frequentes
glossário
O que é uma conta de serviços mínimos bancários?
Nas decisões financeiras ler também é o melhor remédio.
Conheça o regime para crédito à habitação de jovens até aos 35 anos
Lista de intermediários de crédito autorizados a exercer atividade
Como proteger-se da fraude online?
Pagamentos em segundos, 365 dias por ano.
Conheça os seus direitos quando faz pagamentos na Europa.
Sabe o que é o produto interno bruto? E a inflação?
Saiba mais sobre o concurso de finanças pessoais para estudantes universitários.
O Banco de Portugal, através da sua Filial, no Porto, dinamizou, durante o mês de dezembro, oito ações de formação financeira à distância. Estas ações envolveram um total de 115 participantes, incluindo alunos do ensino secundário, adultos em idade ativa e seniores.
Em colaboração com a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, o Banco de Portugal realizou duas ações de formação no dia 4 de dezembro, que contaram com a participação de 14 adultos seniores. Estas ações incidiram sobre a conta de serviços mínimos bancários, uma conta que permite o acesso a um conjunto de serviços bancários essenciais a um custo reduzido. Foi também abordado o tema da prevenção da fraude, abrangendo os vários tipos de fraude financeira, bem como os cuidados a observar para prevenir estas situações. Os participantes ficaram ainda a conhecer os serviços que o Banco de Portugal disponibiliza ao público, nomeadamente através do Portal do Cliente Bancário, a partir do qual é possível, por exemplo, submeter uma reclamação, consultar o mapa da base de dados de contas e o mapa de responsabilidades de crédito, e utilizar o comparador de comissões.
No dia 10 de dezembro, o Banco de Portugal realizou uma ação de formação em colaboração com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), dirigida a 26 adultos em idade ativa. Esta ação versou sobre a prevenção da fraude financeira e da fraude online. Foram também abordados os riscos da utilização dos canais digitais (computadores, tablets ou smartphones), com o objetivo de sensibilizar os participantes para os cuidados a observar no acesso a produtos e serviços bancários através destes canais.
O Banco de Portugal realizou outras duas ações de formação em colaboração com a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, no dia 11 de dezembro, nas quais participaram 13 adultos seniores. Nestas ações, foram analisados as caraterísticas e os custos das várias modalidades de crédito e o recurso responsável ao endividamento bancário.
Ainda no dia 11 de dezembro, o Banco de Portugal dinamizou uma ação de formação à distância para 22 alunos do ensino secundário do Externato Ribadouro, sobre a prevenção da fraude online e sobre os cuidados a observar na realização de pagamentos e outras operações bancárias através de canais digitais.
No dia 18 de dezembro, a Escola Secundária da Maia recebeu o Banco de Portugal para dirigir duas ações de formação a 40 alunos do 12.º ano sobre contas bancárias e meios de pagamento.