Porto. Banco de Portugal dinamizou ações de formação financeira para jovens e adultos

Em junho, o Banco de Portugal realizou, através da sua Filial, 27 ações de formação financeira à distância, que reuniram um total de 608 participantes, entre alunos do ensino profissional, adultos em idade ativa e adultos seniores.

No dia 1 de junho, o Banco de Portugal realizou uma ação de formação dirigida a 15 alunos do ensino profissional da Escola Profissional de Espinho. A ação incidiu sobre os cuidados a ter na utilização de canais digitais, com base nos conteúdos da campanha de educação financeira digital #ficaadica.

Em colaboração com a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, o Banco de Portugal realizou, entre os dias 2 e 22 de junho, 24 ações de formação financeira à distância, nas quais participaram 545 adultos seniores dos municípios de Gaia, Maia, Matosinhos, Porto, Santo Tirso e Valongo. Estas ações abordaram temas, como a conta de serviços mínimos bancários, o crédito e o recurso responsável ao financiamento bancário, a prevenção de fraude, os cuidados a ter na utilização dos canais digitais e os serviços que o Banco de Portugal presta ao público através do Portal do Cliente Bancário.

No dia 9 de junho, o Banco de Portugal realizou uma ação de formação destinada a 13 alunos do curso de Gestão do Desporto do Instituto Universitário da Maia. Nesta ação, foram abordados os direitos e os deveres dos clientes e apresentado o processo de criação e gestão de uma empresa.

O Banco de Portugal dinamizou ainda, no dia 18 de junho, a convite da ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, uma ação de formação à distância para 35 adultos com deficiência visual, associados desta entidade. Os temas abordados nesta ação foram os meios de pagamento e as contas bancárias, com destaque para a conta de serviços mínimos bancários, o recurso responsável ao financiamento bancário e a prevenção de fraude.

Formação financeira