perguntas frequentes
glossário
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Para assinalar o Dia da Internet Mais Segura, o Banco de Portugal partilha boas práticas sobre como conhecer e gerir a informação que existe sobre si na internet. O Dia da Internet Mais Segura é uma iniciativa promovida anualmente pela Insafe-INHOPE network com o apoio da Comissão Europeia e, em 2022, comemora-se a 8 de fevereiro.
A internet e os telemóveis permitem ao cliente bancário aceder a produtos e serviços bancários de forma rápida e conveniente, seja através do homebanking ou de apps.
Mas o recurso aos canais digitais também acarreta riscos, relacionados, por exemplo, com a utilização indevida dos dados pessoais fornecidos pelo cliente.
Cada vez mais ouvimos falar de piratas informáticos que acedem a dados pessoais de outras pessoas através dos computadores, telemóveis, tablets e contas de internet. Muitas vezes são os próprios clientes bancários que fornecem inadvertidamente os seus dados pessoais quando navegam na internet e fazem, selecionam ou partilham conteúdos, deixando, sem se aperceberem, uma “pegada digital” que outros podem seguir.
Esta “pegada digital" pode pôr em causa a segurança e a privacidade dos dados do cliente, pois pode revelar com precisão quem é e o que faz, tornando-o num alvo fácil para piratas informáticos. Estes podem utilizar os dados de forma fraudulenta, nomeadamente em operações bancárias não autorizadas.
O rasto que deixamos na internet resulta do que escolhemos conscientemente partilhar nos sites e nas redes sociais — posts, comentários, fotografias, documentos — e da informação sobre as páginas que visitamos e os cliques que fazemos, que pode ser recolhida por terceiros.
Na prevenção de situações de fraude, cada vez mais complexas e sofisticadas, os clientes bancários têm um papel fundamental, devendo observar cuidados em matéria de precaução e segurança.
Para que saiba medir e gerir a pegada digital, o Banco de Portugal deixa-lhe um conjunto de boas práticas:
1. Periodicamente, faça uma pesquisa sobre a informação que existe na internet sobre si.
Esta pesquisa vai permitir-lhe perceber o que é que outras pessoas encontram sobre si na internet. Se for necessário, procure os contactos associados às páginas em causa e solicite a remoção da informação.
2. Pense antes de publicar
Seja cauteloso na divulgação de posts, comentários, fotografias ou documentos. O que partilha, mesmo que com um número limitado de pessoas, pode ser visto, gravado, partilhado e utilizado por outros.
3. Ajuste as suas configurações de privacidade
Consulte e ajuste as definições de privacidade do browser e das apps e consulte a política de privacidade dos sites que utiliza. Assim poderá tomar conhecimento de quais os dados que recolhem sobre si e como é que eles são protegidos e utilizados.
4. Faça uma gestão cuidadosa das suas contas de utilizador
Elimine contas de e-mail, de redes sociais ou de lojas online das quais já não precisa, mas, primeiro, apague todos os dados associados, nomeadamente dados bancários guardados em compras efetuadas.
5. Use vários endereços de e-mail
Pondere criar uma conta de e-mail especial para subscrever sites, diferente da sua conta pessoal habitual.
6. Lembre-se de que tem o direito a ser esquecido
Pode exigir o apagamento dos seus dados pessoais, nomeadamente quando deixem de ser necessários para a finalidade que motivou o tratamento, quando tenham sido tratados ilicitamente ou caso retire o consentimento que legitima o tratamento dos dados e a lei o permita.
Cuidados a ter na utilização de canais digitais