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O Banco de Portugal associa-se mais uma vez às comemorações do Mês Europeu da Cibersegurança, que é promovido anualmente pela Agência da União Europeia para a Cibersegurança (ENISA – European Union Agency for Cibersecurity), com o intuito de sensibilizar a população para os comportamentos a adotar no contexto digital.
Através de canais digitais, é possível fazer pagamentos ou contratar produtos bancários de forma rápida e conveniente. Mas a utilização destes canais também acarreta riscos.
No âmbito do Mês Europeu da Cibersegurança, o Banco de Portugal lembra alguns cuidados a ter quando recebe e-mails ou mensagens solicitando informações pessoais.
Recebe um e-mail ou uma mensagem supostamente do seu banco ou de uma entidade à qual contratou um serviço alertando-o para o facto de a sua conta poder estar comprometida e pedindo que faça login para recuperar o acesso. Clica no link e insere as suas credenciais ou transmite-as por telefone, sem pensar duas vezes?
É provável que esteja perante uma forma comum de phishing, isto é, um ataque destinado a captar as suas informações. E há outras técnicas, aparentemente inofensivas e igualmente eficazes, de entidades de todo o mundo se apropriarem dos seus dados.
Nunca divulgue informação pessoal nem credenciais de acesso sem se certificar de que o contacto é legítimo. Um banco, por exemplo, jamais lhe solicitaria esse tipo de informação por e-mail ou por telefone.
Em caso de dúvida ou de contacto suspeito, fale diretamente com a entidade em causa pelos canais de comunicação oficiais e nunca através dos contactos fornecidos nas mensagens ou nos telefonemas suspeitos.
Muitas plataformas e aplicações pedem acesso a informações pessoais, como a sua localização, contactos e álbum de fotografias, sem que sejam relevantes para a prestação dos serviços em causa. Essas informações podem ser partilhadas com outras entidades sem que o saiba.
Antes de começar a utilizar uma nova aplicação ou quando cria uma nova conta, verifique as configurações de privacidade e segurança e defina-as para o seu nível de conforto de partilha de informações. Cada dispositivo, aplicação ou navegador que usa tem recursos diferentes para limitar como e com quem partilha informações: explore as opções e, se tiver dúvidas, informe-se.
As atualizações dos programas e das aplicações permitem corrigir problemas de segurança entretanto detetados. Uma aplicação no seu telemóvel que não usa e não atualiza pode constituir uma “porta" para eventuais atacantes.
Consulte periodicamente os movimentos da sua conta e contacte imediatamente o seu banco se detetar movimentos que não autorizou.
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