Porto. Banco de Portugal promoveu ações de formação financeira para 203 jovens e adultos

Em setembro, o Banco de Portugal realizou, através da sua Filial, nove iniciativas de formação financeira, que envolveram 203 participantes, entre alunos do ensino superior, adultos em idade ativa e seniores.

No dia 8 de setembro, o Banco de Portugal promoveu uma ação de formação para 11 adultos em idade ativa da Duodifusão — Centro de Formação Profissional Lda., em Vizela. Esta ação incidiu sobre a importância da formação financeira e sobre os serviços que o Banco de Portugal disponibiliza à comunidade através do Portal do Cliente Bancário, nomeadamente a apresentação de reclamações sobre instituições e intermediários de crédito, a consulta dos mapas de contas e de responsabilidades de crédito e a consulta do comparador de comissões.

Em colaboração com a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, o Banco de Portugal organizou, no dia 14 de setembro, uma sessão de formação financeira, na qual participaram 27 adultos seniores. A sessão foi dedicada às contas bancárias, com destaque para a conta de serviços mínimos bancários, e à prevenção da fraude.

A convite do Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga, o Banco de Portugal dinamizou em Santa Maria da Feira, entre os dias 15 e 23 de setembro, seis iniciativas de formação, nas quais participaram 123 adultos em idade ativa. Nestas iniciativas, o Banco de Portugal salientou a importância da formação financeira, explicou conceitos relacionados com a utilização das contas bancárias, dos meios de pagamento e do financiamento bancário, e apresentou os serviços que presta à comunidade. No âmbito da campanha de educação financeira #ficaadica, partilhou ainda os cuidados a ter na utilização de canais digitais, com vista à prevenção da fraude financeira.

No dia 29 de setembro, o Banco de Portugal organizou uma ação de formação para associados da AEP — Associação Empresarial de Penafiel. A importância da formação financeira e os serviços que o Banco de Portugal disponibiliza à comunidade foram os temas destacados nesta ação, que contou com a participação de 42 adultos em idade ativa.

Formação financeira Canais digitais