Crédito à habitação. FinCoNet destaca medidas adotadas em várias jurisdições para mitigar efeitos do aumento das taxas de juro

A Organização Internacional para a Proteção do Consumidor Financeiro (FinCoNet) destaca, na edição de dezembro da sua newsletter, as medidas adotadas em Portugal, Espanha e Irlanda com o objetivo de atenuar os efeitos da subida das taxas de juro nos mutuários de contratos de crédito à habitação.

Esta edição da newsletter realça também iniciativas de avaliação e regulação dos produtos “buy now pay later”, em particular as opções de regulamentação que estão a ser consideradas pelo governo australiano, bem como o relatório da autoridade de supervisão holandesa AFM sobre a utilização daqueles produtos nos Países Baixos.

A newsletter inclui igualmente um artigo que descreve as recomendações emitidas pelo Banco Central da Nigéria relativamente à comercialização de serviços e produtos financeiros através dos canais digitais.

São ainda apresentados os resultados da assembleia geral anual da FinCoNet, em Lisboa, que teve lugar nos dias 21 e 22 de novembro, bem como do seminário internacional sobre os princípios e os desafios da supervisão de conduta (“Market Conduct Supervision: reviewing the fundamentals and facing challenges ahead”), que se realizou no dia 23 de novembro, também no Banco de Portugal.

 

Sobre a FinCoNet

A FinCoNet é uma organização internacional de autoridades de supervisão responsáveis pela conduta em mercado na comercialização de produtos bancários de retalho.

O principal objetivo desta organização é melhorar a proteção dos clientes de produtos bancários, com ênfase para os produtos de crédito e os serviços de pagamento.

O Banco de Portugal, enquanto autoridade de supervisão comportamental bancária, é membro fundador da FinCoNet.

Notícia