perguntas frequentes
glossário
O que é uma conta de serviços mínimos bancários?
Nas decisões financeiras ler também é o melhor remédio.
Conheça o regime para crédito à habitação de jovens até aos 35 anos
Lista de intermediários de crédito autorizados a exercer atividade
Como proteger-se da fraude online?
Pagamentos em segundos, 365 dias por ano.
Conheça os seus direitos quando faz pagamentos na Europa.
Sabe o que é o produto interno bruto? E a inflação?
Saiba mais sobre o concurso de finanças pessoais para estudantes universitários.
No dia 28 de abril, o Banco de Portugal realizou uma ação de formação sobre gestão do orçamento familiar para trabalhadores dos Serviços Sociais da Administração Pública (SSAP), no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira.
A formação decorreu online, permitindo a participação de 40 trabalhadores dos SSAP de várias partes do país.
O chefe da Divisão de Pessoal e Beneficiários dos SSAP, Paulo Silva, abriu a sessão, agradecendo a disponibilidade do Plano Nacional de Formação Financeira para realizar esta formação e sublinhando o interesse dos participantes pelo tema. Na mesma ocasião, a diretora do Departamento de Supervisão Comportamental do Banco de Portugal e presidente da Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira, Lúcia Leitão, destacou a importância de as famílias elaborarem um orçamento para planear melhor a vida financeira, especialmente no atual contexto de inflação elevada e de aumento das taxas de juro.
Durante a formação, foram apresentadas as principais etapas de elaboração de um orçamento familiar e analisadas as consequências, nos orçamentos mensais, dos recentes aumentos de preços e das subidas das taxas de juro. Foram também salientadas algumas medidas que as famílias podem adotar, no curto prazo, para manter os seus orçamentos equilibrados, bem como ajustamentos a ponderar, no médio prazo, para aumentar a sua resiliência financeira.