perguntas frequentes
glossário
O que é uma conta de serviços mínimos bancários?
Nas decisões financeiras ler também é o melhor remédio.
Conheça o regime para crédito à habitação de jovens até aos 35 anos
Lista de intermediários de crédito autorizados a exercer atividade
Como proteger-se da fraude online?
Pagamentos em segundos, 365 dias por ano.
Conheça os seus direitos quando faz pagamentos na Europa.
Sabe o que é o produto interno bruto? E a inflação?
Saiba mais sobre o concurso de finanças pessoais para estudantes universitários.
A utilização de canais digitais para a comercialização de produtos e serviços bancários de retalho altera a forma como o cliente bancário acede à informação. Antes de celebrar um contrato ou de adquirir um produto ou serviço bancário, o cliente deve:
O cliente bancário deve estar atento e adotar os procedimentos de segurança indicados pela sua instituição. Em caso de dúvida, não deve executar a operação sem solicitar previamente à sua instituição os esclarecimentos que entenda necessários.
Além dos cuidados habituais associados ao produto ou serviço bancário a realizar:
Saiba quais as apps de pagamento operadas por terceiros que a sua instituição disponibiliza (por exemplo, o MB WAY, Apple Pay, Google Pay, Garmin Pay, Fitbit Pay, Swatch Pay). Pode utilizar estas apps em simultâneo com a app da sua instituição.
As instituições devem ter sistemas fiáveis, resilientes e seguros e adotar as melhores práticas nacionais e internacionais em matéria de segurança.
As instituições devem:
Implementar, acompanhar e rever regularmente uma política de segurança para os produtos e serviços prestados através dos canais digitais;
Informar previamente o cliente dos requisitos tecnológicos e das medidas de segurança que deve adotar;
Promover campanhas de alerta e de divulgação dos procedimentos de segurança que devem ser adotados pelos clientes quando é identificada uma concreta ameaça à segurança;
Implementar procedimentos de autenticação robustos, que permitam verificar de uma forma mais segura a identidade do cliente bancário, como os mecanismos de autenticação forte do cliente (strong customer authentication), no caso dos pagamentos;
Adotar as medidas técnicas ou organizativas adequadas para assegurar a integridade e a confidencialidade dos dados pessoais dos seus clientes.
Procedimento de autenticação no qual o cliente, a pedido da instituição, utiliza, pelo menos, dois elementos das seguintes categorias:
Os dois elementos solicitados devem pertencer a categorias diferentes.
Contactos dos emissores de cartões bancários
Boas práticas com pagamentos na internet
BdP Podcast: Autenticação forte – Cuidados a ter para pagar em segurança
Associação Portuguesa de Bancos > Segurança Online
Carta Circular n.º 55/2015/DSP
Orientações da EBA sobre a segurança dos pagamentos na internet
Diretiva (UE) 2015/2366, do Parlamento Europeu e do Conselho, relativa aos serviços de pagamento no mercado interno
Infografia da EBA - Dicas importantes para se proteger quando escolhe serviços bancários nos canais digitais
Educação financeira digital para jovens
Educação financeira digital para adultos
Materiais sobre segurança online