CNSF divulga Relatório de Atividades de 2023 e Programa de Atividades de 2024 do Plano Nacional de Formação Financeira

O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF) divulga hoje o Relatório de Atividades de 2023 do Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF). Este documento apresenta as principais iniciativas realizadas ao longo do ano pelos supervisores financeiros e pelos parceiros do PNFF.

Em 2023, o Plano reforçou a implementação das principais linhas de atuação definidas nas orientações estratégicas para 2021-2025, procurando alargar e aprofundar a sua ação junto dos vários públicos, tais como crianças e jovens de todos os ciclos do ensino básico e secundário e do ensino superior, professores e outros formadores, colaboradores de organismos públicos, desempregados, empreendedores e gestores de micro, pequenas e médias empresas, e técnicos de instituições de apoio aos cidadãos. Consulte o Relatório de Atividades do PNFF de 2023 aqui.

Foi também divulgado hoje o programa de atividades do PNFF para 2024, que dá a conhecer as principais iniciativas que os supervisores financeiros e os parceiros preveem desenvolver ao longo deste ano. Estas iniciativas encontram-se agrupadas por linha de ação prioritária do Plano Estratégico 2021-2025. Consulte o programa de atividades do PNFF para 2024 aqui.

 

Principais iniciativas de 2023

A promoção da educação financeira nas escolas, em articulação com o Ministério da Educação, continuou a ser um pilar estratégico de atuação do PNFF. Neste âmbito, destaca-se a realização de dois cursos de formação de professores no continente (em Lisboa e no Porto) e de um curso de formação de professores na Região Autónoma da Madeira (realizado em conjunto com a Secretaria Regional de Educação daquela Região Autónoma), a publicação de cinco novos planos de aula Todos Contam, para apoiar os professores na dinamização de iniciativas de educação financeira para alunos de todas as idades, e ainda a organização da 12.ª edição do Concurso Todos Contam. Paralelamente, os supervisores financeiros e os parceiros realizaram outras ações de formação e sensibilização financeira, em escolas de todo o país, em que participaram mais de 87 900 alunos de todas as idades e 1500 professores.

Com o objetivo de promover a formação financeira junto dos estudantes do ensino superior, o CNSF celebrou um protocolo de cooperação com a Ordem dos Economistas, que prevê, entre outras iniciativas, a criação de uma bolsa de formadores, que atuem como multiplicadores das iniciativas de formação financeira junto dos estudantes universitários.

Foi dada continuidade ao projeto de formação financeira no local de trabalho, com um workshop para os colaboradores da Secretaria-Geral do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e uma sessão de sensibilização para dirigentes da Administração Pública, tendo em vista alargar este projeto a novos organismos do setor público. Os supervisores financeiros melhoraram a plataforma de e-learning para aumentar a sua capacidade em termos de participantes nos cursos de formação financeira no local de trabalho e criaram um novo módulo de finanças digitais.

Na formação financeira através das autarquias locais, destaca-se a realização de duas sessões de formação dirigidas aos colaboradores das autarquias, sobre gestão do orçamento e do crédito num contexto de inflação e a micro e pequenas empresas da região Norte, sobre empreendedorismo local. Foi ainda organizado um webinar de formação de formadores para os técnicos da Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania da Região Autónoma da Madeira. 

Na formação financeira através da formação profissional, foi realizada a 12.ª edição do curso de formação de formadores do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). Ao longo do ano, a bolsa de formadores do IEFP realizou 268 ações de formação financeira que contaram com 4472 participantes, sobretudo desempregados.

Na formação financeira de empreendedores, empresários e gestores de micro, pequenas e médias empresas (MPME), o IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação e o Turismo de Portugal realizaram, em parceria com os supervisores financeiros, um ciclo de webinars sobre Finanças Empresariais e uma conferência sobre sustentabilidade. Com recurso à bolsa de formadores certificados, foram também concretizadas 73 ações de formação financeira para cerca de 3200 empreendedores, gestores e empresários de MPME de todo o país. 

Tendo em vista reforçar a formação financeira através de instituições de apoio aos cidadãos, os supervisores financeiros realizaram sessões de formação dirigidas aos técnicos e formadores da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, da Rede de Apoio ao Cliente Bancário e dos Centros de Informação Autárquico ao Consumidor.

Os supervisores financeiros e a Autoridade Tributária prosseguiram com a promoção da cidadania fiscal e financeira, através de campanhas nas redes sociais e da atualização da informação fiscal disponível no portal Todos Contam.

Ainda em 2023, o CNSF realizou o 4.º inquérito à literacia financeira da população portuguesa, que foi integrado no exercício de comparação internacional dos níveis de literacia financeira, cujos resultados foram publicados pela Rede Internacional de Educação Financeira da OCDE (OCDE/INFE) em dezembro de 2023.

Com o objetivo de sensibilizar a população para a importância da formação financeira, os supervisores financeiros e os parceiros do PNFF promoveram a Semana da Formação Financeira 2023, entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro, em que mais de 144 mil pessoas participaram em iniciativas de educação financeira e através das redes sociais. Coordenaram também a Global Money Week 2023 em Portugal, que decorreu entre os dias 20 e 26 de março e envolveu, direta e indiretamente, mais de 160 mil jovens.

O Plano reforçou a sua presença nas redes sociais, com o lançamento de uma página de Instagram Todos Contam (https://www.instagram.com/todoscontam.pt).

Notícia Plano Nacional de Formação Financeira