Global Money Week: jovens portugueses discutem temas financeiros numa iniciativa do Plano Nacional de Formação Financeira

Cerca de meia centena de alunos do ensino básico vão participar hoje numa ação de sensibilização sobre a importância da formação financeira, dinamizada pelo Plano Nacional de Formação Financeira. A iniciativa insere-se na Global Money Week, promovida pela organização sem fins lucrativos Child and Youth Finance International até 21 de março, e envolve jovens de mais de 70 países.

Os jovens portugueses farão uma visita guiada ao Museu do Banco de Portugal e participarão numa sessão sobre temas financeiros, que incluirá a apresentação de filmes e um debate com outras escolas através de teleconferência. Em Portugal, esta ação decorre no âmbito das atividades do Plano Nacional de Formação Financeira.

A “Global Money Week” pretende sensibilizar crianças e jovens para a importância das questões financeiras e está aberta à participação de escolas, instituições financeiras, entidades de supervisão e instituições públicas ou organizações não-governamentais. É coordenada pela Child and Youth Finance International, que tem o apoio de diversas entidades internacionais, de entre as quais o Secretário-Geral das Nações Unidas.   

Objetivo 2015: 100 milhões de crianças em 100 países

A Child and Youth Finance International (CYFI) é uma organização sem fins lucrativos, fundada em julho de 2011, com sede em Amsterdão, na Holanda. Tem mais de 1000 entidades associadas. A CYFI pretende fomentar a inclusão e educação financeira de crianças e jovens, de tal modo que cada criança conclua o ensino primário com educação financeira e saiba movimentar uma conta-poupança. A CYFI pretende estender este objetivo a 100 milhões de crianças em 100 países até 2015.O movimento já chegou a quase 19 milhões de crianças em todo o mundo, através de 140 programas de formação financeira.

Sobre o Plano Nacional de Formação Financeira

O Plano Nacional de Formação Financeira é um instrumento destinado a enquadrar, dinamizar e difundir projetos de formação financeira, criado pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF), com representantes dos três reguladores financeiros – Banco de Portugal (BdP), Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e Instituto de Seguros de Portugal (ISP).

 

Lisboa, 15 de março de 2013  

 
Notícia