Relatório de Atividades do Plano de 2012

O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF) divulgou a 6 de maio o relatório de atividades de 2012 do Plano Nacional de Formação Financeira. O relatório foi apresentado às Comissões de Acompanhamento do Plano numa reunião que contou com a presença dos membros do CNSF.

No ano de 2012 realizaram-se projetos estruturantes da atividade do Plano Nacional de Formação Financeira dando-se assim início à implementação do plano de atividades definido em novembro de 2011, em conjunto com as entidades participantes nas Comissões de Acompanhamento.

Em abril de 2012, foram publicados os Princípios Orientadores das iniciativas de formação financeira. Estes princípios estabelecem critérios de qualidade, rigor, atualidade e isenção que as ações e materiais de formação financeira devem cumprir, orientando a atuação das entidades envolvidas nos trabalhos do Plano Nacional de Formação Financeira. Os Princípios Orientadores foram também adotados pelo Ministério da Educação e Ciência, em setembro de 2012, como código de conduta para as ações de formação financeira nas escolas. 

Em julho, foi lançado o Portal Todos Contam. Neste portal, são divulgados as iniciativas, projetos e materiais de formação financeira desenvolvidos pelos supervisores financeiros e pelas entidades que colaboram no Plano Nacional de Formação Financeira. O Portal Todos Contam é, simultaneamente, um portal de formação financeira, que disponibiliza informação e ferramentas úteis para a gestão das finanças pessoais e para as decisões financeiras inerentes a diferentes etapas da vida. 

A 31 de outubro de 2012, Dia Mundial da Poupança, comemorou-se o Dia da Formação Financeira, com o objetivo de sensibilizar a população para a importância da formação financeira e divulgar iniciativas de entidades parceiras do Plano. No Pátio da Galé, em Lisboa, realizaram-se conferências, workshops, debates, teatros, jogos e outras atividades de interação com o público. No Museu do Papel Moeda da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda e na Faculdade de Economia da Universidade do Porto, tiveram lugar conferências e mostras de iniciativas de formação financeira e de trabalhos produzidos por alunos de escolas do ensino básico. 

No Dia da Formação Financeira, foi apresentado e submetido a consulta pública o Referencial de Educação Financeira para a educação pré-escolar, o ensino básico e secundário e a educação e formação de adultos. Destinado a orientar a implementação da formação financeira em contexto educativo, o referencial foi desenvolvido pelo Ministério da Educação e Ciência e pelos supervisores financeiros.

No início do ano letivo de 2012/2013, as escolas foram desafiadas a participar no concurso Todos Contam., iniciativa que visou sensibilizar professores e alunos para a importância da formação financeira. 

Lisboa, 6 de maio de 2013 

Notícia