Supervisores financeiros e associações do setor definem estratégia de cooperação sobre educação financeira nas escolas

Supervisores financeiros e associações do setor definem estratégia de cooperação sobre educação financeira nas escolas

O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF) reuniu-se com quatro associações representativas do setor financeiro, na presença de representantes do Ministério da Educação e Ciência, com o objetivo de estabelecer uma colaboração mais estreita entre aquelas associações em projetos de formação financeira, nomeadamente em contexto escolar.

As associações comprometeram-se a reforçar o seu envolvimento em iniciativas de formação financeira nas escolas e a desenvolver recursos didático-pedagógicos para apoiar a implementação do Referencial de Educação Financeira no currículo escolar, em colaboração com os supervisores financeiros e o Ministério da Educação e Ciência. A experiência adquirida pelas associações em iniciativas de formação financeira será um importante contributo para a elaboração desses materiais.

As entidades presentes na reunião comprometeram-se também a concertar e a partilhar informação sobre as atividades dos fóruns internacionais relacionados com formação financeira em que participam. 

Participantes na reunião

A reunião do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros com as associações do setor financeiro foi presidida pelo Governador do Banco de Portugal, Dr. Carlos da Silva Costa, e contou com a presença dos outros membros do CNSF, o Presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, Dr. Carlos Tavares, o Presidente do Instituto de Seguros de Portugal, Prof. Doutor José Figueiredo Almaça, e o Vice-Governador do Banco de Portugal, Prof. Doutor Pedro Duarte Neves.

Participaram na reunião os presidentes de quatro associações do setor financeiro: Eng. Fernando Faria de Oliveira, da Associação Portuguesa de Bancos (APB), Dr. Pedro Seixas Vale, da Associação Portuguesa de Seguradores (APS), Dr. José Veiga Sarmento, da Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios (APFIPP), e Dr. António Menezes Rodrigues da Associação de Instituições de Crédito Especializado (ASFAC).

O Ministério da Educação e Ciência fez-se representar pelo Diretor-Geral da Direção-Geral da Educação, Doutor Fernando Egídio Reis, e pelo Subdiretor-Geral da Direção-Geral da Educação, Dr. Luís Filipe Santos.

Formação financeira nas escolas

O primeiro passo para a integração da formação financeira no currículo escolar foi dado, em maio de 2013, com a aprovação do Referencial de Educação Financeira pelo Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário. O Referencial resultou de um trabalho conjunto entre o Ministério da Educação e Ciência e os supervisores financeiros, no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira.

Em 2014, inicia-se uma nova fase deste processo, com o lançamento de um programa de formação de professores organizado pelo Ministério da Educação e Ciência, com o apoio dos supervisores financeiros. No dia 15 de fevereiro têm início as duas primeiras ações de formação de professores sobre o Referencial de Educação Financeira. Estas ações de formação são dirigidas a professores de região Norte e decorrem até maio. Em 2014 e 2015 serão desenvolvidas ações de formação de professores em todas as regiões de Portugal continental.

O compromisso das associações do setor financeiro em colaborar no desenvolvimento de materiais pedagógicos é um contributo essencial para implementar a educação financeira nas escolas.


Lisboa, 13 de fevereiro de 2014

Notícia