perguntas frequentes
glossário
O que é uma conta de serviços mínimos bancários?
Nas decisões financeiras ler também é o melhor remédio.
Conheça o regime para crédito à habitação de jovens até aos 35 anos
Lista de intermediários de crédito autorizados a exercer atividade
Como proteger-se da fraude online?
Pagamentos em segundos, 365 dias por ano.
Conheça os seus direitos quando faz pagamentos na Europa.
Sabe o que é o produto interno bruto? E a inflação?
Saiba mais sobre o concurso de finanças pessoais para estudantes universitários.
O Banco de Portugal e a CFA Society Portugal lançam a segunda edição do concurso “O Meu Futuro Financeiro”, com o objetivo de contribuir para melhorar os conhecimentos financeiros dos estudantes universitários e promover atitudes e comportamentos financeiros adequados, numa fase próxima de iniciarem a vida ativa.
Neste concurso, os estudantes têm a oportunidade de resolver um caso de estudo sobre finanças pessoais, explicando as suas escolhas financeiras em áreas como a gestão do orçamento familiar, a poupança ou o crédito.
A participação no concurso é aberta a todos os estudantes que estejam matriculados, no ano letivo 2025/2026, em curso de ensino superior, universitário ou politécnico.
Os estudantes que pretendam participar no concurso devem constituir uma equipa, com um mínimo de dois e um máximo de quatro elementos. Os elementos da equipa podem frequentar instituições de ensino superior distintas.
A inscrição de cada equipa deve ser feita por um docente pertencente a uma instituição de ensino superior, que se responsabilize pela participação da equipa.
O docente responsável deve submeter a inscrição da equipa no concurso, até ao dia 26 de outubro, através do preenchimento do formulário de inscrição, disponível aqui.
Não existe limite ao número de equipas que cada docente pode inscrever no concurso.
No caso de a equipa ser composta por alunos de diferentes instituições de ensino superior, o docente responsável deve pertencer a uma instituição frequentada por pelo menos um elemento da equipa.
As três melhores equipas têm direito a um prémio pecuniário, distribuído da seguinte forma:
Para mais informações consulte o regulamento do concurso. Eventuais dúvidas poderão ser colocadas por e-mail para [email protected] e [email protected].
Concurso “O Meu Futuro Financeiro”