3.ª edição do Concurso Todos Contam - escolas vencedoras anunciadas no Dia da Formação Financeira

Os projetos vencedores da 3.ª edição do Concurso Todos Contam foram hoje anunciados na conferência do Dia da Formação Financeira, que decorreu no Palácio de D. Manuel, em Évora. O concurso é promovido pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros e pelo Ministério da Educação e Ciência e distingue os melhores projetos de formação financeira a implementar pelas escolas.

O júri atribuiu os cinco prémios previstos para os diferentes ciclos de ensino às seguintes escolas:

  • Educação pré-escolar: Associação de Solidariedade Social Mouta Azenha Nova (distrito do Porto);
  • 1.º ciclo do ensino básico: Escola Básica Conde de Vilalva, do Agrupamento de Escolas n.º 4 de Évora (distrito de Évora);
  • 2.º ciclo do ensino básico: Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches (distrito de Braga);
  • 3.º ciclo do ensino básico: Instituto Duarte de Lemos (distrito de Aveiro); 
  • Ensino secundário: Escola Profissional Vértice (distrito do Porto).

O júri decidiu também atribuir um prémio especial a um projeto de formação financeira de alunos com necessidades educativas especiais:
Prémio Especial do Júri: Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto de Cinfães (distrito de Viseu).

Dada a elevada qualidade dos projetos submetidos a concurso, o júri decidiu ainda atribuir sete menções honrosas aos projetos das seguintes escolas:

  • Educação pré-escolar: Escola Básica do 1.º ciclo/Jardim de Infância de Rio Côvo Santa Eulália, do Agrupamento de Escolas de Vale D´Este (distrito de Braga);
  • 1.º ciclo do ensino básico: Colégio Monte Flor (distrito de Lisboa) e Colégio do Castanheiro (Região Autónoma dos Açores);
  • 2.º ciclo do ensino básico: Didáxis - Cooperativa de Ensino e Escola Cooperativa de Vale (distrito de Braga);
  • 3.º ciclo do ensino básico: Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos Dr. Pedrosa Veríssimo, do Agrupamento de Escolas do Paião (distrito de Coimbra); 
  • Ensino secundário: Escola Secundária D. Sancho II, do Agrupamento de Escolas n.º 3 de Elvas (distrito de Portalegre) e INETESE-Madeira (Região Autónoma da Madeira).

A 3.ª edição do Concurso Todos Contam incluiu, pela primeira vez, projetos para a área da educação pré-escolar e teve grande adesão das escolas. Candidataram-se 71 projetos, o número mais elevado desde o lançamento do Concurso Todos Contam em 2012. Estes projetos envolveram mais de 100 escolas e cerca de 21000 alunos de todo o território nacional, Continente e Ilhas.

Todos os projetos submetidos a concurso cumpriam integralmente o Regulamento, respeitando, designadamente, os Princípios Orientadores do Plano Nacional de Formação Financeira.

O Concurso Todos Contam

O Concurso Todos Contam é promovido pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros - Banco de Portugal, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e Instituto de Seguros de Portugal – e pelo Ministério da Educação e Ciência, através da Direção-Geral da Educação e da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional.

Este concurso é promovido no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira e distingue os melhores projetos de formação financeira a implementar pelas escolas que ministrem a educação pré-escolar e o ensino básico e secundário.

O Júri do Concurso Todos Contam é constituído por membros do Comité Consultivo do Plano Nacional de Formação Financeira - Dr.ª Isabel Alçada (que preside), Dr.ª Maria Amélia Cupertino de Miranda e Dr.ª Maria Emília Brederode Santos – e por representantes do Ministério da Educação e Ciência – Dr. Luís Filipe Santos e Dr.ª Cristina Pereira.

 

Lisboa, 31 de outubro de 2014

Notícia