Alerta - Situações de fraude através da alteração do IBAN do beneficiário de transferências

O Banco de Portugal alerta para situações de fraude em que, com recurso a malware previamente instalado no computador da pessoa que faz uma transferência através do homebanking, um terceiro altera o IBAN da conta de pagamento do beneficiário no momento da realização dessa transferência.

Esteja atento a estas situações.

Se, após a introdução dos dados da transferência no homebanking do seu banco (mesmo que use a lista de beneficiários frequentes), o ecrã do seu computador ficar estático (poderá aparecer uma mensagem com indicação de “em atualização”) ou se lhe surgir uma mensagem para instalação ou atualização de software a que se segue um bloqueio temporário do equipamento, poderá estar a ser vítima de uma tentativa de fraude. Durante esse período, o infrator pode estar a alterar o IBAN da conta de destino dos fundos.

Leia sempre com atenção todos os detalhes que são apresentados na página de confirmação da transferência ou no SMS enviado pelo banco, antes de autorizar a operação. Confirme, especialmente, se o IBAN do beneficiário da transferência que está a autorizar corresponde ao IBAN pretendido.

Em caso de dúvida ou suspeita, não prossiga com a operação e contacte o seu banco de imediato, através dos canais habituais. 

Se detetar que realizou uma transferência em que possa ter sido vítima de fraude, informe também os órgãos de polícia criminal competentes (PSP, GNR ou PJ) ou o Ministério Público. Se necessário, peça ao seu banco novas credenciais de acesso ao homebanking.

Para prevenir, já sabe: aceda sempre ao sítio de internet oficial do seu banco, digitando o endereço eletrónico (e nunca através de motores de busca) e verifique que o endereço começa por “https://” e que aparece um cadeado.  Nunca clique em links desconhecidos, nem abra mensagens duvidosas. Não divulgue informação pessoal, credenciais de acesso ao homebanking ou às apps, ou códigos de autorização que o banco lhe envie para o telemóvel. 

Consulte mais informação sobre cuidados de segurança nos canais digitais no Portal do Cliente Bancário e na brochura "+ 5 dicas para ficar seguro online #ficaadica"

E não se esqueça, a segurança começa em cada um de nós! 

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