Assembleia Geral Anual do CNSF com a Comissão de Acompanhamento do Plano

O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF) realizou, a 21 de maio, a Assembleia Geral Anual com as entidades participantes na Comissão de Acompanhamento do Plano Nacional de Formação Financeira. Nesta reunião, foi apresentado o Relatório de Atividades de 2017 do Plano.

No início dos trabalhos, foi celebrado um protocolo de cooperação entre o CNSF e a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), com vista à promoção da formação financeira centrada nas atitudes e comportamentos, nomeadamente através das comunidades de psicólogos que intervêm, em meio escolar e em contexto comunitário, junto de públicos mais vulneráveis. Foi também assinada uma adenda ao protocolo entre o CNSF e a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), que visa aprofundar o trabalho conjunto no âmbito da formação financeira dos empreendedores da economia social.

Na reunião foram também discutidas as linhas de ação do Plano para 2018, com vista à preparação de um programa de atividades que reflita as iniciativas que os parceiros do Plano já realizaram ou preveem realizar no corrente ano. Este programa de atividades será brevemente divulgado.

O encontro foi presidido pelo Governador do Banco de Portugal e Presidente do CNSF, Carlos da Silva Costa, e contou com a presença da Vice-Governadora do Banco de Portugal, Elisa Ferreira, do Presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, José Figueiredo Almaça, e da Vice-Presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, Filomena Oliveira, em representação da Presidente da CMVM. A reunião contou também com a presença do Secretário Regional da Educação da Madeira, Jorge Carvalho.

 

Relatório de Atividades 2017

Em 2017, o CNSF estabeleceu novas parcerias estratégicas que reforçaram a capilaridade regional do Plano e a capacidade de atingir um conjunto mais amplo e diversificado de públicos. Celebrou um protocolo de colaboração com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) para promover a formação financeira nesta região com apoio das autarquias locais, e iniciou um projeto de cooperação com os municípios da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa. O CNSF celebrou também um protocolo de colaboração com o Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol, que visa promover a formação financeira destes jogadores. No âmbito deste protocolo, realizou sessões de sensibilização junto de jogadores de futebol.

O Plano continuou a apoiar as ini­ciativas desenvolvidas no âmbito das parcerias estratégicas já estabelecidas com o Ministério da Educação, para a promoção da educação financeira nas escolas, com o IAPMEI e o Turismo de Portugal, para o reforço da formação financei­ra de empresários e gestores de micro, pequenas e médias empresas, e com a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, para apoiar a formação finan­ceira de empreendedores da economia social.

Em parceria com o Ministério da Educação, foram realizadas duas ações de formação de professores na Região Autónoma da Madeira e iniciada uma oficina de formação de professores no Agrupamento de Escolas Fernando Pessoa, que teve também por objetivo apoiar um projeto de avaliação da utilização dos Cadernos de Educação Financeira 1 e 2.

No âmbito da parceria com a Agência para a Competitividade e Inovação, I.P. (IAPMEI) e o Turismo de Portugal, I.P., tiveram lugar dois cursos de formação de formadores sobre o Referencial de Formação Financeira para micro, pequenas e médias empresas, a partir dos quais foi criada uma bolsa de formadores certificados para ações de formação financeira junto do tecido empresarial.

Em 2017, as celebrações do Dia Mundial da Poupança (31 de outubro) decorreram, pela primeira vez, ao longo de uma semana, a Semana da Formação Financeira 2017, para potenciar o envolvimento dos par­ceiros do Plano. Nesta ocasião, foi lançada a primeira página de Facebook do Plano para divulgar as iniciativas realizadas ao longo de toda a semana.

O Plano continuou também a apostar na formação financeira através dos canais digitais: o portal Todos Contam e a plataforma de e-learning Todos Contam.

 

Entidades participantes na Comissão de Acompanhamento presentes na reunião:

ALF - Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting

ACM - Alto Comissariado para as Migrações

ANQEP - Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional

APB - Associação Portuguesa de Bancos

APFIPP - Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios

ASFAC - Associação de Instituições de Crédito Especializado

CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social

CCDR-N - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

CCP - Confederação do Comércio e Serviços de Portugal

CIP - Confederação Empresarial de Portugal

Conselho Nacional de Educação

Rede de Bibliotecas Escolares

CTP - Confederação do Turismo Português

DECO - Associação Portuguesa para a Defesa dos Consumidores

Direção Geral do Consumidor

Direção-Geral de Educação

IAPMEI, I.P. - Agência para a Competitividade e Inovação

IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional

Instituto da Segurança Social, I.P.

Ordem dos Psicólogos Portugueses

Secretaria Regional de Educação da Madeira

Turismo de Portugal

Universidade Europeia

Notícia Plano Nacional de Formação Financeira