Autoridade Bancária Europeia lança questionários sobre RegTech

A Autoridade Bancária Europeia (EBA) lançou questionários às instituições financeiras e aos prestadores de tecnologia com o intuito de obter informação sobre o uso de soluções inovadoras para assegurar o cumprimento das normas legais e regulamentares por parte das instituições supervisionadas (RegTech).

Estes questionários estão disponíveis para preenchimento online, até ao próximo dia 30 de setembro, através dos seguintes links:

Os questionários apresentam questões genéricas sobre a utilização de RegTech e uma secção com perguntas sobre avaliação da solvabilidade, cibersegurança, reporte de informação ao supervisor e prevenção do branqueamento de capitais e do financiamento do terrorismo.

Com estes questionários, a EBA pretende adquirir uma maior compreensão sobre as soluções de RegTech existentes, e, ainda, identificar as principais barreiras e riscos associados à sua utilização, de modo a encontrar formas de apoiar a adoção de RegTech em toda a União Europeia.

 

Inovação financeira e RegTech

A EBA tem refletido sobre a inovação financeira, atendendo ao seu potencial impacto transformador no sistema financeiro e aos riscos e benefícios que dela decorrem, nomeadamente, para os clientes bancários. 

No âmbito dos questionários em curso, a EBA define como soluções RegTech as aplicações de inovação tecnológica implementadas por instituições supervisionadas (com ou sem a prestação de serviços por parte de entidades de tecnologias de informação e comunicação) para cumprimento das normas regulamentares, de conformidade e requisitos de reporte a que aquelas instituições se encontram obrigadas.

 

Participação e próximos passos

A EBA disponibiliza todas as informações e instruções de preenchimento dos questionários na página https://eba.europa.eu/financial-innovation-and-fintech/fintech-knowledge-hub/regtech-industry-survey.

As respostas aos questionários não serão publicadas isoladamente, mas apenas mencionadas de forma agregada, em conformidade com os requisitos de confidencialidade.

A EBA espera apresentar um relatório sobre o uso de soluções RegTech no primeiro semestre de 2021.

Notícia